Vidroplano
Vidroplano

Padronização que garante o sucesso

24/01/2017 - 12h50

Imagine se o número de retrabalho de sua processadora caísse quase 80% e o prazo de produção fosse reduzido em 40%. Mágica? Muito pelo contrário. A resposta é mais simples do que parece: certificação de vidros temperados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ). Esses números são reais: pertencem à MS Vidros, de Palhoça (SC), e foram alcançados após a empresa concluir o processo de certificação dos vidros de espessuras de 6, 8, 10 e 12 mm.

Aposta na segurança
A processadora atua no setor vidreiro desde 1998, oferecendo produtos para vidraçarias, fábricas de esquadrias, setor de móveis e decorações e construção civil. Sua sede é própria e tem área total de 7 mil m². Há ainda a filial de Porto Alegre, inaugurada em 2010. Aproximadamente, sessenta funcionários se distribuem entre as duas unidades.

Desde sua fundação, o volume de negócios aumentou gradativamente. “Em 2010, o crescimento das vendas foi acelerado e nosso planejamento não acompanhou o mesmo ritmo, o que entendemos ser natural, pois o que acontece rápido demais tem grandes chances de não ter sido projetado antes”, relata a gerente-comercial e da Qualidade, Franciny Marques Bronaut. “Nunca tivemos dúvidas quanto à qualidade e segurança dos nossos produtos. Porém, para atendermos a demanda, sofríamos com retrabalhos e reposições e, como consequência, tínhamos uma gradativa queda na margem de lucro para comportar a elevação dos custos.”

Selo contra a crise
Em 2015, a recessão econômica deixou a empresa em alerta: era necessário parar e analisar os resultados! Relata a gerente: “Precisávamos de uma reengenharia e de uma mudança radical que requeria controles, medições, organização, padronização, responsabilidades, resultados satisfatórios, ações corretivas, preventivas e, o mais difícil: envolvimento de todos os funcionários”.

Foi então que surgiu a ideia de certificar o vidro temperado. O processo teve início em abril de 2015 e, em agosto do mesmo ano, a processadora passou pela auditoria obrigatória sem qualquer inconformidade. “A Abravidro, nossa parceira, nos deu todo o suporte para a interpretação da Portaria 327 do Inmetro, documento imprescindível para se alcançar a chancela”, afirma Franciny.

Controle da produção
Desde então, a MS Vidros criou o hábito de controlar todos os seus processos e medir o desempenho de máquinas, funcionários e fornecedores, com parâmetros de desvios aceitáveis. Todas as normas vidreiras da ABNT são seguidas na íntegra e, para o que não é regulamentado, a empresa criou suas próprias regras internas — 11 manuais da qualidade descrevem a ordem e como tudo deve acontecer e há 21 formulários de controle.

Foram preparados também documentos especiais para os clientes contendo informações sobre condições de venda, normas e os certificados conquistados pela MS Vidros até o momento. “O trabalho padronizado, com regras claras, facilitou nosso dia a dia: sabemos para onde estamos indo e como devemos ir”, comenta Jaqueline Sotero, vendedora interna.

Resultados que impressionam
“Os resultados que obtivemos são fantásticos! Sem dúvidas, fizemos bom uso da oportunidade da certificação voluntaria”, define Franciny. “É gratificante ver tamanha evolução”, orgulha-se a presidente da empresa, Marlene Alves de Farias. “Os resultados positivos foram além do aguardado. Ver a geração jovem liderando, os funcionários envolvidos e a empresa organizada é prazeroso e me faz entender nossa missão.” O quadro de colaboradores também sofreu mudanças, caindo 42%, graças à padronização das etapas, o que permite uma equipe mais enxuta para realizar os processos.

Para este ano, o projeto da MS Vidros é o credenciamento junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), para assim oferecer aos seus clientes mais uma modalidade de pagamento, e iniciar o processo de certificação ISO 9001.

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
IFBQ — www.ifbauer.org.br
Inmetro — www.inmetro.gov.br
MS Vidros — www.msvidros.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 529 (janeiro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters