Panos de vidro abrem Casa Verde para o mundo
26/10/2023 - 14h40
No segmento de residências de alto luxo, o vidro se firmou há tempos como um elemento fundamental para o conforto dos usuários e a beleza estética das edificações. Não é de se espantar, portanto, que nosso material tenha sido a aposta da Espírito Santo Arquitetos Associados para a Casa Verde, erguida no ano passado em Jurerê Internacional, Florianópolis. A obra, situada à beira-mar em uma das mais badaladas praias da capital catarinense, traz a natureza dos arredores para seus interiores graças aos panos de vidros instalados nas fachadas.
Visão privilegiada
O principal desafio do projeto, localizado em um terreno de 1.040 m², era maximizar a apreciação da vista para a praia. Para isso, o escritório – que desenvolve um trabalho focado em sustentabilidade, tendo vencido premiações nacionais e internacionais como Prêmio Saint-Gobain e Rethinking The Future – empregou uma técnica construtiva mais eficiente, fazendo uso de uma base de concreto e uma estrutura metálica, transformando assim o terreno em um ambiente unificado.
Segundo Diego Espírito Santo, sócio-fundador e arquiteto-chefe da Espírito Santo, a obra como um todo foi pensada para oferecer liberdade visual. “A partir do portão, passando pelo acesso de serviço até a garagem, todos os pontos de entrada possibilitam uma visão panorâmica do terreno e priorizam a vista para o mar”, explica.
Os clientes buscavam uma estética linear, mas ao mesmo tempo audaciosa em relação ao contexto dos arredores. Por isso mesmo, a forma da casa foi concebida como se fosse uma embarcação à beira-mar, com o desenho do telhado refletindo essa inspiração, reforçando assim a sensação de que a construção “caminha” na direção da praia.
Sem obstruções
Para proporcionar a experiência visual prevista no projeto, a residência foi erguida em um único pavimento, totalmente conectado ao pátio. Dessa forma, todas as aberturas estão dispostas como se fossem grandes varandas, do chão ao teto, o que cria continuidade visual e ainda permite ventilação natural abundante, ajudando na economia de eletricidade.
Aplicaram-se nas fachadas laminados incolores 4 + 6 mm – as maiores chapas chegando a 2,6 x 2,8 m. Tanto os vidros como as esquadrias, próprias para suportar o peso das chapas, foram fornecidos pela Alumitriz.
Portanto, já sabe: caso esteja pensando em construir uma nova casa para você – ou mesmo reformar a que possui –, vidro é o que não pode faltar!
Ficha técnica
Projeto: Casa Verde
Local: Jurerê Internacional, Florianópolis
Data da conclusão da obra: 2022
Arquitetura: Espírito Santo Arquitetos Associados
Créditos das fotos: Everson Martins – Arq. em Foto
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Guardian abre inscrições para Top Projects 2025
- Inscreva-se no Prêmio ADUS LATAM de arquitetura, da Saint-Gobain
- Luta da Lajeadense Vidros é contada em reportagem da Exame
- Educavidro disponibiliza aplicativo para estudos via celular e tablet
- Casa de vidro é destaque na Casa Cor PR 2024
- Por que deve-se usar apenas laminados de segurança em guarda-corpos?