Vidroplano
Vidroplano

Para além dos reflexos

17/04/2019 - 17h10

Farol Santander, em São Paulo, recebe exposição com instalação multissensorial feita de espelhos

O Edifício Altino Arantes, conhecido pela maioria da população paulistana como o “prédio do Banespa”, ganhou, no ano passado, o centro cultural Farol Santander, local destinado para receber mostras de arte dos mais variados tipos. Para comemorar o 1º aniversário do espaço, foi criada a exposição Além do Infinito, que abriga, até 5 de maio, duas obras interativas e multissensoriais. Uma delas, chamada Beyond Infinity, combina múltiplas peças de espelho, luzes, música e formas geométricas.

Ficha técnica
Autor do projeto: Serge Salat
Local: São Paulo
Conclusão: janeiro de 2019

Entrando em novas dimensões

PANO 08
A instalação já passeou pelo mundo anteriormente. Sua estreia se deu em 2011, na capital chinesa Xangai, tendo sido apresentada posteriormente em outras cidades do país asiático.

A versão brasileira ocupa um dos andares do Farol Santander. Ao todo, foram aplicadas 550 peças de espelhos, que cobrem chão, paredes e teto do ambiente. A estrutura é completamente fechada, o que faz o visitante ter a sensação de entrar física e simbolicamente em uma dimensão paralela.

A ficção científica é uma grande inspiração para o artista francês Serge Salat: a obra evoca questões metafísicas de filmes como 2001 — Uma Odisseia no Espaço (1968) e Interestelar (2014). No entanto, existem outras influências, como a cultura oriental e os conceitos de multiverso da física quântica (um conjunto hipotético de universos possíveis baseados em diferentes linhas temporais). Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, Salat comenta que “a instalação, na verdade, é sobre um espaço sagrado, uma viagem no tempo e no espaço para se chegar ao mundo divino”.

Portas para as percepções

PANO 06
A estrutura teve de ser adaptada para a exposição paulistana. Foram criadas duas salas retangulares, separadas por um espaço de concreto do próprio edifício, nas quais estão estruturas de alumínio, semelhantes a colmeias, também revestidas de espelhos.

O grande diferencial da obra é o jogo de luzes existente. Tons amarelos, azuis e brancos refletem nas superfícies espelhadas, recriando as cores do pôr do sol e do céu à noite. Juntando todos esses elementos, cria-se uma sensação única: para quem observa, é como se as salas fossem infinitas, sem limitações ou tamanho definido. Existe ainda música clássica atuando como trilha sonora do espaço. Tudo para transformar as reflexões de nosso material em arte.

Exposição Além do Infinito
Data: até 5 de maio
Horário: de terça-feira a sábado, das 9 às 20 horas; domingo, das 9 às 19 horas
Local: Rua João Brícola, 24, Centro
Ingressos: R$ 20 (inclui visitação completa ao Farol Santander)

Este texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters