Vidroplano
Vidroplano

Para aproveitar a vista

22/02/2019 - 10h33

Envidraçamento de sacadas é um tema que gera muitas dúvidas em seus usuários. A prova está na enorme quantidade de consultas feitas à Abravidro em relação ao assunto. Por isso, vale a pena apontar as principais questões sobre esses sistemas.

Qual a norma?
Produzida pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37), órgão sediado na Abravidro e responsável pela elaboração e atualização das normas do setor, a NBR 16.259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio oferece ferramentas para avaliar a segurança desses produtos, um dos mais populares com vidro na construção civil. Esse documento tornou-se “livro de cabeceira” de síndicos, construtoras e engenheiros.

Qual o tipo de vidro?
São permitidos dois tipos:
– Temperado;
– Laminado.

O envidraçamento de sacadas não tem a função de um guarda-corpos, pois é instalado pelo lado de dentro ou por cima dele. Isso explica a norma permitir os dois vidros citados.

O que é ART e o que a norma diz sobre isso?
ART significa Anotação de Responsabilidade Técnica. Esse documento é fornecido pelo engenheiro responsável pelo projeto e/ou instalação do sistema de envidraçamento de sacadas.

A NBR 16.259 recomenda a exigência da ART pelo usuário desses tipos de instalação.

A estrutura precisa vedar a passagem de água?
O objetivo principal dessa estrutura não é isolar ou vedar os espaços, mas sim garantir a interação com o ambiente externo, aumentando a área de visibilidade e convivência dos apartamentos ou escritórios, por exemplo. Portanto, as tipologias de envidraçamento de sacadas abordadas na norma não são estanques, nem necessitam atender esse requisito.

A região do País influencia no sistema?
A pressão de vento muda conforme a altura do prédio e a região do Brasil — e esse é um fator decisivo para o produto. É necessário que o projeto tenha a resistência necessária à força do vento e às exigências de sua utilização, conforme o local em que será instalado.

Quais os requisitos citados na norma?
– Tipo de vidro;
– Fixação no perfil;
– Instalação do sistema;
– Instalação sobre guarda-corpos;
– Carga estrutural ou vertical;
– Resistência a cargas uniformemente distribuídas;
– Resistência a operações de manuseio;
– Resistência à corrosão

Além desses, existe um requisito específico, voltado para sistemas feitos com perfis de alumínio.

Este texto foi originalmente publicado na edição 554 (fevereiro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters