Vidroplano
Vidroplano

Parque catarinense ganha mirantes envidraçados

24/03/2023 - 09h25

O Brasil gostou mesmo da ideia de mirantes feitos de vidro. Após o Sampa Sky (em São Paulo) e o Skyglass Canela (RS), chegou a vez de mais passarelas envidraçadas construídas em meio a belos entornos: o Parque Altos da Serra do Corvo Branco, na cidade de Urubici (SC), ganhou no ano passado um espaço para se observar os incríveis cânions catarinenses.

Ficha técnica
Obra: mirantes do Parque Altos da Serra do Corvo Branco
Local: Urubici, SC
Arquiteta: Dinah Nazari
Processadora dos vidros: Unividros

Respeito pelo verde
Localizado em propriedade privada do Grupo Juarez Filho, o parque começou a ser construído em 2018, ganhando infraestrutura para conforto dos visitantes com intervenção mínima no ecossistema. Foram realizados estudos ambientais, incluindo os de inventário geológico e de fauna e flora, com o objetivo de diminuir o impacto do espaço na natureza.

A estrutura do parque, que está a 1.380 m acima do nível do mar, conta com cafeteria, loja, lofts para hospedagem e área para circulação que permite a presença de animais de estimação. Além disso tudo, existem cinco mirantes, considerados os principais destaques do local, cada um voltado para uma área da redondeza. O acesso a eles se dá por uma rede de ônibus própria para o passeio.

PSX_20230223_192624

Flutuando no céu
Dois dos mirantes foram inaugurados no ano passado. Com projeto do escritório Dinah Nazari Arquitetura, a obra consiste em duas passarelas envidraçadas com um único apoio central, feito de concreto armado e cravado em rocha basáltica. Sobre esse apoio, ergue-se a estrutura metálica que dá suporte ao piso de vidro. Esses mirantes estão 100 m distantes entre si, tendo um fosso natural com mais de 200 m de profundidade. Futuramente, outra passarela com nosso material ligará ambas as estruturas – os projetos estão na fase de cálculo estrutural.

“A aceitação do público superou as expectativas. O equipamento é único principalmente por conta das características naturais do terreno onde foi construído”, explica a arquiteta Dinah Nazari. O sucesso não é à toa: a obra permite uma visão 360 graus das curvas mais acentuadas dos cânions da Serra do Corvo Branco e do vale do rio Canoas.

Para suportar as pessoas andando por cima da estrutura, apostou-se em uma especificação robusta. O piso ganhou multilaminado temperado extra clear (três camadas de vidro, cada uma com 12 mm, e mais uma peça de “sacrifício”), unidas pelo interlayer estrutural SentryGlas, da Kuraray. Os guarda-corpos também levaram laminados temperados extra clear , na composição 12 + 12 mm, com SentryGlas: tudo para garantir a segurança dos visitantes. Os vidros foram processados pela Unividros e montados pela Movimat.

Informações sobre o parque
Funcionamento: de segunda-feira a domingo (exceto dias chuvosos e de neblina intensa)
Horários: 8h30 às 17 h
Valor do ingresso: R$ 60
Contato: (48) 99186-5517

Este texto foi originalmente publicado na edição 603 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Créditos das fotos: Roger Fraga



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters