Vidroplano
Vidroplano

Passado, presente e futuro

25/10/2017 - 12h00

domingosA revista O Vidroplano chega aos 60 anos reconhecida como o mais respeitado veículo de comunicação do setor vidreiro. Na retrospectiva publicada mais à frente, é possível relembrar alguns marcos da publicação e também da história do vidro no Brasil: inauguração de fornos, a entrega da primeira carga de float produzido no País, fundação da Abravidro, cobertura da 1ª edição do Simpovidro e outros. Em suas páginas, encontramos mês a mês informação de qualidade, atualidades, tendências e os principais destaques e movimentos do nosso mercado.

O momento, no entanto, não é propício para comemorações. Já estamos na segunda quinzena de outubro e o desabastecimento de float para o mercado doméstico continua sendo a principal pauta entre os processadores. Diante disso, a Abravidro voltou a se reunir com as quatro usinas para demandar o efetivo restabelecimento da oferta ao mercado. Em todos os encontros, a mensagem foi a mesma: é imperativo que as fabricantes priorizem o atendimento do mercado interno, aumentem seus esforços nas operações logísticas, sejam mais assertivas nas campanhas de seus fornos e não se aproveitem da situação para a prática de venda casada.

Como afirmei em circular enviada aos nossos mais de duzentos associados em todo o País, é inaceitável que os transformadores e processadores tenham dificuldade na compra de vidro. A escassez do produto, especialmente no período do ano em que, historicamente, o mercado está mais aquecido, é extremamente danosa para toda a cadeia produtiva.

A Abravidro e o mercado vidreiro aguardam uma rápida reação por parte das usinas. Se isso não ocorrer, outras providências serão tomadas para garantir o abastecimento do mercado doméstico.

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br


Este texto foi originalmente publicado na edição 538 (outubro de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters