Vidroplano
Vidroplano

Prepare-se para mudanças nos guarda-corpos

20/06/2017 - 12h51

Neste mês, a coluna “Falando em normas” mostra o andamento da revisão da NBR 14718 — Guarda-corpos para edificações. Veja a seguir as principais mudanças a serem inseridas no texto do documento.

Maior abrangência
A versão revisada da norma irá incluir aplicações de guarda-corpos em locais com grande fluxo de pessoas, como shopping centers, aeroportos, estádios e ginásios esportivos. Isso implica na inclusão de novos valores de cargas para avaliação dessas instalações — afinal, deverão ser ainda mais resistentes quando instalados nesses espaços.

Atualização de requisitos
A comissão de estudos pesquisou normas internacionais com o intuito de atualizar os parâmetros do documento nacional, por exemplo, com relação à deflexão no ensaio de esforço horizontal. Na norma atual, os guarda-corpos não podem ter uma deflexão maior que 20 mm, na proposta de alteração, o limite para a deflexão é 25 mm.

Ainda sobre o ensaio de esforço horizontal, verificou-se a necessidade de reavaliar sua metodologia, especialmente nos guarda-corpos de vidros estruturais (onde o vidro é fixado apenas na parte inferior). Com este objetivo, a comissão de estudos, realizou o ensaio de esforço horizontal no Laboratório da Falcão Bauer, em um sistema de guarda-corpos estrutural, fornecido pela Tec-Vidro, para que os técnicos avaliassem os procedimentos a serem adotados para uniformizar a metodologia dos ensaios realizados tanto em obra como nos laboratórios.

A revisão do texto está sendo realizada pela comissão de estudos especial de esquadrias, coordenada por Fabiola Rago, com participação da Abravidro desde o início do processo. Participe também, veja a agenda de reuniões do nosso site https://abravidro.org.br/normas-tecnicas/agenda-de-reunioes/

 

Os vidros permitidos em guarda-corpos
A NBR 14718 faz referência à NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações para estabelecer o tipo de vidro a ser utilizado. São eles:

Laminado: também pode ser temperado laminado. Em caso de quebra, os cacos permanecerão presos à camada intermediária, impedindo a abertura do vão;

Aramado: vidro impresso translúcido que tem uma rede metálica de malha quadriculada incorporada à sua massa. Essa rede segura os estilhaços de vidro caso ele se quebre.

* A NBR 7199 também permite a aplicação de insulados, desde que composto por laminado ou aramado.

 

Clelia
Clélia Bassetto
, analista de Normalização da Abravidro

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 534 (junho de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters