Vidroplano
Vidroplano


5 dicas importantes para envidraçar sacadas

27/08/2020 - 10h20

As varandas de apartamento ganharam ainda mais importância durante a pandemia: agora, além de servirem como espaço gourmet ou para relaxar em meio a uma bela vista, muitas transformaram-se em local de trabalho daqueles que estão atuando no chamado regime home office.

Por isso mesmo, envidraçá-las é uma ótima opção, principalmente para quem busca integração entre os ambientes interno e externo, aproveitamento da luz natural e proteção contra a ação de chuvas e ventos.

Diante de tantos benefícios, trabalhar com a instalação de vidros nesse ambiente abre diversas oportunidades de negócio para o vidraceiro. Porém, para garantir a segurança e o bom funcionamento da instalação, é necessário ficar atento a alguns pontos. Vejamos.

1 — Visite o local da instalação
Antes de firmar a proposta comercial, é aconselhável visitar o local em que os vidros serão colocados. Durante a visita, o instalador deve prestar atenção nos seguintes pontos:

– Dimensões, prumo e nível do vão;
– Alinhamento entre as bases superior e inferior do vão;
– Quantidade de aberturas que o sistema terá e onde elas estarão;
– Os painéis poderão percorrer o espaço idealizado na abertura e fechamento do sistema
– Eventuais obstáculos;
– Se há diferença de aberturas no vão em que o sistema será instalado;
– Caixas destinadas para aparelhos de ar condicionado.

safety construction

 

2 – Proteção em primeiro lugar
Lembre-se sempre de que o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs) é obrigatório. Por isso, certifique-se de usar os seguintes itens:
– Luvas e mangotes de segurança;
– Óculos de proteção;
– Bota de segurança;
– Capacete (com prendedor de queixo);
– Protetor auricular;
– Cinto de segurança;
– Talabarte (dispositivo de conexão para sustentar ou limitar a posição do trabalhador); – Linha de vida ou corda apropriada.

3 – Não esqueça os testes
O sistema de envidraçamento de sacada completo — incluindo os vidros que serão usados — precisa ser aprovado em ensaios realizados em laboratório. Muitas vezes, é a fabricante dos perfis que vai atrás dessa aprovação. Outra possibilidade é a de o vidraceiro contratar um laboratório credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para fazer esses ensaios, caso queira verificar se o produto apresenta o desempenho esperado nas condições específicas do projeto.

4 – O trabalho não se limita à instalação
A responsabilidade da vidraçaria em relação ao sistema não termina com a conclusão das obras. Nesse momento, cabe ao vidraceiro entregar ao cliente o manual de uso e de manutenção do produto, bem como a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), fornecida por um profissional vinculado ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), ou o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT), assinado por um profissional vinculado ao Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). Embora a norma técnica da ABNT NBR 16259 — Sistemas de envidraçamento de sacadas – Requisitos e métodos de ensaio não coloque como obrigatória a emissão desses documentos, é bastante comum o cliente exigi-los. Então, vale a pena estar preparado.

5 – Oriente seu cliente
A NBR 16259 também recomenda que, após a instalação, o vidraceiro oriente o cliente sobre a limpeza e conservação do sistema, incluindo as guarnições de borracha e escovas. Por isso, fique atento à norma.
Para saber mais sobre envidraçamento de sacada, leia a reportagem publicada na revista O Vidroplano.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters