Vidroplano
Vidroplano


5 dicas para garantir a segurança e saúde no trabalho

28/04/2020 - 16h10

28 de abril é considerado o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. Em diferentes reportagens deste portal e da revista O Vidroplano, ressaltamos a importância da adoção de medidas de segurança nas atividades realizadas pelos vidraceiros e também pelos processadores.

Devido ao momento atual de cuidados redobrados com a higiene para evitar a disseminação do novo coronavírus, selecionamos 5 dicas essenciais de prevenção da doença no ambiente de trabalho. Elas foram retiradas de recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde e materiais de apoio, como o Guia Sesi de Prevenção da Covid-19 nas Empresas, desenvolvido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi).

Além das dicas abaixo, fique sempre atento às orientações das autoridades nas mais diversas esferas — nacional, estadual e municipal.

Vamos às dicas:

1. Informe todos os colaboradores sobre as medidas de prevenção da doença
lavar-as-mãos

 

Por mais que a pandemia da Covid-19 seja o assunto mais comentado dos últimos meses, informação nunca é demais. Profissionais da área de saúde têm reforçado o fato de que a informação é uma importante aliada no combate à doença.

Sendo assim, é imprescindível comunicar a todos os colaboradores sobre as medidas de prevenção divulgadas por autoridades competentes, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Entre as recomendações sugeridas para a prevenção, destacam-se, entre outras:

• Lavar as mãos frequentemente até a altura dos punhos com água e sabão por 20 segundos ou, caso não seja possível, utilizar álcool em gel;
• Usar máscaras;
• Manter distância mínima de cerca de 2 m de outra pessoa;
• Cobrir o nariz e a boca com o cotovelo ou um lenço ao tossir ou espirrar;
• Evitar tocar nariz, olhos e boca;
• Manter os ambientes ventilados;

 

2. Não compartilhar objetos
A transmissão do novo coronavírus ocorre por meio de gotículas de saliva que são liberadas ao falar, espirrar e tossir. Por isso, é importante que os colaboradores não compartilhem objetos como bebedouro, teclado de computador e telefone.

 

3. Reforce a atenção com a limpeza
superfícies-limpas

 

Segundo informações da OMS, o vírus pode permanecer nas superfícies por horas e até mesmo dias, dependendo do material. O mesmo vale para o vírus no ar, no formato de aerossol. Um estudo publicado na revista Nature revela que o coronavírus pode permanecer no ar por tempo indeterminado em ambientes abertos e no interior de prédios. Os cientistas destacam que a concentração de vírus caiu significativamente depois que aumentaram o rigor e a frequência de desinfecção desses lugares.

Para garantir a segurança dos colaboradores, é importante realizar a limpeza de objetos que são tocados frequentemente — como maçanetas de portas, braços das cadeiras e bancadas —, além de desinfecção do ambiente.

 

4. Prepare o ambiente de trabalho para estimular a higiene
De nada adianta comunicar os colaboradores sobre as medidas de prevenção da doença se a empresa não oferecer condições para que elas sejam realizadas. Portanto, certifique-se de disponibilizar sabão, álcool em gel para que funcionários, clientes e fornecedores realizem a higienização das mãos com frequência, além de máscaras. Fique sempre atento às orientações dos órgãos competentes (federais, estaduais e municipais).

 

5. Evite reuniões presenciais e o acesso do público externo
reunião-online

 

A aglomeração de pessoas e o contato próximo devem ser evitados para impedir a disseminação da doença.

Caso seja necessário realizar reuniões com fornecedores, dê preferência ao contato virtual, online. Existe uma gama variada de aplicativos de videoconferência em grupo com versões gratuitas e pagas.

O contato virtual também é recomendado em casos de atendimento ao cliente. Muitas vidraçarias e outros tipos de negócio adotam aplicativos de mensagem para o compartilhamento de informações e realização de pedidos e orçamentos. Caso a sua empresa ainda não tenha adotado o atendimento online, reconsidere.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters