Vidroplano
Vidroplano


8º VidroSom discute a acústica em Porto Alegre

24/05/2016 - 18h16

No dia 18 de maio, Porto Alegre recebeu a 8ª edição do Seminário de Soluções Acústicas em Vidro (VidroSom), organizado pela Atenua Som e apoiado pela Abravidro e pelo Sindicato das Indústrias de Vidros, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana do Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS). O evento teve lugar no Hotel Deville e reuniu 85 participantes. Na pauta, palestras e trocas de informações sobre acústica entre especialistas, arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias do Sul do País.

Palestras

Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace, iniciou os trabalhos falando sobre o desempenho acústico dos vidros. Mattar fez uma análise técnica e também apresentou a evolução da aplicação em janelas e fachadas. Em seguida, o empresário José Guilherme Aceto, diretor Geral da Avec Design, dissertou sobre as novas tecnologias e tendências para o envidraçamento, além de exibir diversas obras nas quais o conforto acústico é peça-chave.

Com exemplos da aplicação dos conceitos acústicos, Edison Claro de Moraes, presidente da Associação Brasileira para Qualidade Acústica (Pró Acústica) e diretor da Atenua Som, mostrou por meio de diversos estudos de caso como encontrar a melhor solução de isolamento de acordo com o problema do cliente.

Michele Gleice, diretora Técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), falou sobre normas técnicas na palestra Normas, ensaios e verificações do desempenho de esquadrias. Além de fazer um panorama das normas que bordam o assunto, Michele destacou pontos críticos da infiltração da água e resultados de ensaios acústicos.

Ao final, um talk-show debateu os assuntos abordados no dia, com espaço para perguntas da plateia. O presidente do Sindividros-RS, Gilberto Ribeiro, classificou o evento como um sucesso, atendendo às expectativas da plateia com palestrantes muito qualificados.

A próxima edição do VidroSom será realizada em setembro, em São Paulo, durante a feira Fesqua. Mais informações serão divulgadas em breve.

A revista O Vidroplano produziu, entre março e maio do ano passado, a série Caixa Acústica, com conteúdo técnico sobre o assunto. Confira aqui.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters