Vidroplano
Vidroplano


Como foi o encerramento do 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros

25/10/2021 - 16h38

O último dia do 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros (sábado, 23) teve início com a apresentação institucional da Abravidro. José Domingos Seixas, presidente da entidade, exibiu um vídeo com as ações promovidas pela associação e reforçou a importância dos processadores participarem da pesquisa que possibilita a produção do Panorama Abravidro, estudo econômico e produtivo anual realizado pela entidade.

Palestras
Alexandre Dangui, sócio-fundador do escritório Carminatti & Dangui Advogados Associados, ao falar sobre Planejamento sucessório tributário e patrimonial, apresentou uma visão geral sobre algumas das soluções disponíveis na realidade brasileira para essa área. Ele também antecipou possíveis impactos da reforma tributária em alíquotas de alguns impostos envolvidos na sucessão.

Para Dangui não há solução mágica: cada empresa tem de escolher aquilo que é mais adequado às expectativas de seus fundadores e da realidade da companhia, verificando, entre outros pontos, se há sucessores aptos a administrar a empresa. Por fim, ressaltou que o planejamento sucessório tributário e patrimonial nas empresas familiares é um instrumento necessário para a continuidade da atividade e para a manutenção do patrimônio familiar e da própria empresa.

A última apresentação, Inteligência emocional e inovação, ficou por conta de Allan Costa, cofundador da plataforma AAA Inovação. O palestrante observou que há certa resistência de o ser humano aceitar o novo: porém, é preciso que as pessoas mudem seu modelo mental para abraçar a mudança e saber usá-la a seu favor.

Nesse sentido, Costa provocou a plateia a pensar sobre a essência do negócio que têm para deixar o cliente satisfeito. Para isso, afirmou que, em tempos de mudança acelerada, poucas coisas são imutáveis – uma delas é a necessidade de ter clientes satisfeitos.

Outra atividade realizada no início do dia em uma das salas do local, foi o treinamento “Como fazer a sucessão familiar”, ministrado por Loren D Angelo – que já havia palestrado no dia anterior do evento. A aula foi direcionada especificamente para os filhos dos empresários do setor vidreiro na faixa de idade de 15 a 30 anos.

Estandes e encerramento
Além das apresentações, os participantes também puderam visitar uma área com estandes da Acidatos, patrocinadora master do encontro, e das demais empresas apoiadoras da iniciativa — Agmaq, Arbax, Bottero, Diamanfer, ECG Sistemas, Finoglas, Glassparts, Glasspeças, GR Gusmão, Indoor Glass, Intermac, Latamglass, Lopes Máquinas, Massfix, Muniz Representações, Sicoob, Sglass, SYM e Vetro Máquinas.

encontro-presidente-abravidro-site

 

O evento foi encerrado com discurso de Lucas Bremm de Oliveira — presidente da Associação de Distribuidores e Processadores de Vidros do Paraná (Adivipar), em que agradeceu a comissão organizadora do evento, bem como aos parceiros e participantes pelo êxito do encontro. Ao final, se juntaram a ele no palco Rafael Ribeiro, presidente do Sindicato das Indústrias de Vidro, Cristais, Espelhos, Cerâmica de Louça e Porcelana no Estado do Rio Grande do Sul (Sindividros-RS); Samir Cardoso — primeiro-tesoureiro da Associação Catarinense de Empresas Vidreiras (Ascevi) e o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, da Abravidro, para o encerramento oficial.  À noite, jantar fechou o evento, com show do grupo de pagode Contemplação.

A próxima edição será realizada no Rio Grande do Sul, em 2023 – a data e o local ainda não foram anunciados. A cobertura do 10º Encontro Sul-Brasileiro de Vidreiros estará disponível na edição de novembro de O Vidroplano



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters