Vidroplano
Vidroplano


Dia da Indústria: saiba como funciona a cadeia produtiva vidreira

25/05/2022 - 10h21

Neste 25 de maio é comemorado o Dia da Indústria. Para marcar a data, explicamos o funcionamento da cadeia vidreira no Brasil, com as explicações das principais etapas. Acompanhe!

Extração
Na etapa de extração, as empresas especializadas retiram da natureza minerais não ferrosos necessários para a fabricação do vidro, como sílica (areia), potássio, alumina, sódio (barrilha), magnésio e cálcio. Essa extração deve ser feita de forma responsável e sustentável.

Fabricação
Em seguida, entram em ação as usinas de base, responsáveis por transformar a matéria-prima em vidro float. Os materiais são misturados com precisão e fundidos em forno, a aproximadamente 1.000ºC. A massa que resulta dessa ação é continuamente derramada em um tanque de estanho liquefeito quimicamente controlado. A massa flutua no estanho, espalhando-se uniformemente, e sua espessura é controlada pela velocidade em que avança pelo forno até se transformar em chapa de vidro. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.

Transformação
O próximo passo envolve as indústrias de processamento de vidro e os distribuidores. No caso da indústria processadora, seu papel é fazer com que o vidro passe por diversas transformações e adquira novas propriedades, como ser temperado, laminado, insulado etc. Outra atribuição dos processadores e distribuidores é fazer o corte dos vidros, entregando-os aos vidraceiros e demais clientes em medidas sob demanda. Após passar pelo processo de beneficiamento, o vidro é destinado para a construção civil (construtoras e vidraçarias), indústrias automotiva, moveleira e de linha branca.

Fornecedores de equipamentos e insumos
Para que a cadeia funcione e o vidro chegue ao consumidor final, é primordial o trabalho da indústria de apoio responsável pelo fornecimento de equipamentos como fornos, máquinas corte, furação etc., além de insumos.

Instalação e especificação na construção civil
Na construção civil, setor que é o maior consumidor de vidros planos, o vidraceiro é o grande responsável por levar o vidro produzido pela cadeia até o consumidor final, fazendo sua instalação. O vidraceiro também faz alguns trabalhos no vidro, como cortes, lapidação etc. São ajustes finais antes da entrega do material ao consumidor. Existem também empresas voltadas tanto para a instalação como especificação do material em projetos dos mais variados portes.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters