Vidroplano
Vidroplano


Panorama Abravidro: 2024 teve queda no faturamento e estabilidade nas vendas

27/05/2025 - 16h52

A edição 2025 do Panorama Abravidro, estudo anual da entidade sobre o desempenho do mercado, acaba de ser publicado com dados sobre 2024 e perspectivas dos processadores para 2025 (acesse aqui). 

O ano que passou foi mais um período de queda no faturamento (-5,6%), com as quantidades vendidas se mantendo estáveis (-0,5%) e a produtividade das empresas em nível baixo. “O Panorama Abravidro chega à sua 14ª edição trazendo números negativos nos principais indicadores da indústria de processamento de vidros não automotivos. Mas a intensidade da queda diminuiu, o que pode ser uma boa notícia, o lado meio-cheio do copo”, afirma Rafael Ribeiro, presidente da Abravidro.

Indicadores da indústria

Fonte: Panorama Abravidro 2025

Fonte: Panorama Abravidro 2025



 

LAMINADOS E INSULADOS: DESTAQUES POSITIVOS
2024 foi o terceiro ano seguido de queda no faturamento, ainda que em menor intensidade. O laminado e o insulado foram os únicos produtos com faturamento positivo em relação ao ano anterior (1,7% e 2,7%, respectivamente), mas o percentual não acompanhou o crescimento em volume.

Faturamento de vidros processados (R$ milhões/ano)

Fonte: Panorama Abravidro 2025

Fonte: Panorama Abravidro 2025


Nas quantidades vendidas, os laminados e insulados também cresceram (9,3% e 49,3%, respectivamente), sinalizando uma melhora na especificação de vidros no Brasil. Os laminados aumentaram quase 10%, alcançando o segundo maior volume desse produto na série histórica, atrás apenas de 2014.

Quantidades vendidas de vidros processados não automotivos (m²)

Fonte: Panorama Abravidro 2025

Fonte: Panorama Abravidro 2025

 

 

“Nem tudo é má notícia: os laminados e insulados registraram aumentos importantes, o que pode indicar uma sofisticação da aplicação do nosso material”, analisa Rafael Ribeiro.

PARTICIPAÇÃO POR PRODUTO
O temperado segue na liderança isolada, apesar de ter atingido a menor quantidade desde 2019, com 31,9 milhões de m². O crescimento do laminado é a melhor notícia do indicador: sua participação no mercado de processados (15%) nunca foi tão alta. O aumento do insulado também precisa ser comemorado, pois, pela primeira vez, esse vidro chega à marca de 1%.

Fonte: Panorama Abravidro

Fonte: Panorama Abravidro

 

 

 

MÃO DE OBRA, PRODUTIVIDADE E COMÉRCIO INTERNACIONAL
No ano passado, mesmo com a queda no faturamento, o setor de transformação de vidros planos alcançou o maior número total de empregados desde 2014, com 31.025 postos de trabalho. Trata-se da terceira maior marca da série histórica e do segundo ano seguido de crescimento, recuperando-se totalmente da baixa vista em 2022.

Mão de obra empregada na indústria de transformação

Fonte: Panorama Abravidro 2025

Fonte: Panorama Abravidro 2025



Por outro lado, pelo quarto ano consecutivo, a produtividade, importante indicador da competitividade do setor, registrou queda, voltando ao patamar de 2010. Este é um dos fatores que prejudica a indústria nacional na competição com os importados: nos anos de 2023 e 2024, a importação de vidros processados, em especial do laminado, alcançou um percentual relevante em relação às quantidades vendidas do produto: 13% e 17%, respectivamente. São os maiores volumes deste vidro importados desde o início da série histórica disponível nos dados públicos do Governo Federal (a partir de 1997).

EXPECTATIVAS
Apesar da queda no faturamento, a maioria das empresas tem conseguido controlar melhor seu endividamento (58,2% dos respondentes tem endividamento baixo ou inexistente). Além disso, 49,1% dos empresários participantes têm a expectativa de aumentar o faturamento em 2025. O otimismo em relação ao faturamento não se reflete em investimentos: a maior parte das empresas prevê poucos ou nenhum aporte.

PANORAMA ABRAVIDRO
Confira mais detalhes sobre os indicadores aqui citados, além de outros, no
Panorama Abravidro 2025, disponível gratuitamente em nosso site e também encartado na edição de maio da revista O Vidroplano. Em breve, o material estará disponível em inglês e espanhol.

Publicado desde 2012 pela Abravidro, o Panorama é o único estudo econômico do setor vidreiro brasileiro. O documento oferece informações relevantes para as empresas da cadeia definirem suas ações ao longo do ano, permitindo que as companhias comparem o próprio desempenho com o do restante do mercado – assim, será possível traçar planos estratégicos de atuação, incluindo investimentos.

O estudo também é fundamental para que a Abravidro identifique os principais gargalos do segmento em busca de soluções para superá-los, com o objetivo de fortalecer a competitividade da indústria de vidros planos.

“Este ano, tivemos aumento no número das empresas participantes do
Panorama – e isso é muito importante para que os números da pesquisa sejam cada vez mais próximos da realidade de nossos negócios”, comenta o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro. “A queda no faturamento e a estabilidade na produção revelam que existem vários desafios a serem superados, mas, ao mesmo tempo, o bom momento dos laminados e insulados revela que o trabalho em divulgar os benefícios do vidro para a sociedade tem surtido efeitos positivos.”

Sobre o Panorama Abravidro 2025
- Dados referentes ao exercício de 2024
- Pesquisa realizada pela GPM Consultoria Econômica
- Perfil da amostra: 55 empresas, representando 22% do mercado brasileiro de vidro processado não automotivo
- Período da coleta de dados: janeiro a abril de 2025


Acesse o estudo

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters