A satisfação do cliente já começa no planejamento dos pedidos
16/08/2019 - 16h40
O objetivo do trabalho de todo vidraceiro é entregar a obra ao cliente com “chave de ouro”. Mas, para que isso seja possível, não basta apenas ter bons profissionais e aplicar os vidros corretamente, segundo as normas técnicas: a fórmula para o sucesso já começa no planejamento dos pedidos.
Siga estas dicas de profissionais!
Toda etapa da produção precisa ser devidamente planejada, desde um simples orçamento até a instalação.
Para José César Salomão Colucci, proprietário e gerente da A Confiança Vidros de Segurança, de Juiz de Fora (MG), a organização do funcionamento de uma vidraçaria depende de uma comunicação interna bem-estruturada. “Temos uma agenda compartilhada entre toda a equipe, possibilitando o estudo de cada instalação e suas particularidades, além de facilitar a separação do material.”
Janaína Dassi, gestora-administrativa da NatuVidros, de Itapetininga (SP), acredita que, antes de dar início às atividades, vale a pena checar todos os elementos necessários para a realização. “Fazemos checklist em todos os setores, do administrativo às áreas de vendas e de instalação. Um dia antes do trabalho, um responsável separa e confere tudo que deve ser levado. No dia seguinte, cada dupla recebe uma ordem de serviço listando o que precisa ser usado naquela determinada obra. Antes de sair, os profissionais conferem novamente se tudo está ‘OK’”
Como organizar o projeto
Uma técnica para organizar um projeto sugerida por Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente e especialista em empreendedorismo do Sebrae, é a 5W2H, na qual cada letra diz respeito a um termo em inglês:
What: O que precisa ser feito;
Who: Quem vai fazer o que precisa ser feito;
Why: Por que precisa ser feito;
When: Quando (ou até quando) precisa ser feito;
Where: Onde precisa ser feito;
How: Como deve ser feito;
How much: Quanto vai custar.
Estabeleça objetivos
Segundo Enio Pinto, um dos maiores empecilhos para o crescimento de um negócio é a dificuldade no estabelecimento de objetivos — se eles não estão bem-definidos, fica complicado nortear qual a situação desejada e o que é preciso fazer para alcançá-la.
O gerente do Sebrae sugere dividir o termo “metas” em cinco qualidades para serem analisadas:
– Mensurável: você tem de conseguir medir para saber se foi atingida ou não;
– Específica: tem de ser clara, estar bem-definida;
– Temporal: é preciso determinar um prazo limite para ser realizada;
– Alcançável: deve-se verificar se a vidraçaria é capaz de cumpri-la;
– Significado: tem de ter um grande sentido para sua organização.
No momento em que sua vidraçaria tiver uma meta com essas cinco características, torna-se muito mais simples definir um planejamento que garanta a mudança da situação atual para a pretendida.
Andamento do projeto requer controle
Após um bom plano de ação, é preciso estar atento ao andamento do projeto. Além de verificar a necessidade de mudanças no processo, o vidraceiro também deve checar constantemente o cronograma para a entrega da obra. Se as etapas são alcançadas dentro dele, é sinal de que a equipe está no caminho certo. Caso contrário, cabe identificar o que está atrasando o trabalho e definir a melhor forma para solucionar o problema.
Para ajudar no controle de suas atividades, a A Confiança Vidros de Segurança usa um aplicativo comercial que possibilita o acompanhamento do serviço que está sendo prestado e, se o cliente for antigo, do que já foi feito. “Essa ferramenta nos permite atualizar e gerar ordens de serviço que acompanhamos até a finalização da obra. Também solicitamos fotos das instalações acabadas para controle e estudo de novos projetos”, conta César Colucci.
De forma semelhante, a NatuVidros faz uso de relatórios gerados por um software de gestão da empresa para a elaboração de projetos, orçamentos, atendimento ao cliente, compra de material, instalação e até pós-venda. Já as atividades da Alumiville Alumínios são apoiadas em planilhas de controles financeiro, levantamento de custos e de prazos de entrega.
Invista na qualidade do negócio
A qualificação do vidraceiro faz toda diferença para garantir a estruturação eficiente dos seus trabalhos e deve ser encarada como um processo constante.
Mas, considerando a formação de profissionais e a adoção de softwares e ferramentas de apoio no planejamento e no controle das atividades, de quanto capital uma vidraçaria pequena precisa para dar conta desses investimentos?
Enio Pinto, do Sebrae, responde: “Costumo dizer que o capital fica em segundo plano se você tem uma boa ideia de negócio. Hoje, o mercado tem muito mais empresas com recursos para investir num bom empreendimento como um sócio ou investidor do que de fato empreendedores com bons modelos de negócio. Desenvolvendo isso, o capital virá naturalmente”.
Se atualize sobre treinamentos e eventos do setor aqui.
Ao fazer negócios, não se esqueça!
O Vidroplano perguntou às vidraçarias consultadas para a reportagem quais são as boas práticas essenciais para garantir a entrega da obra com chave de ouro ao seu cliente, desde o fechamento do pedido até a finalização do serviço. Estes foram os pontos destacados:
– Tratar cada cliente como único, dando atenção às suas especificidades;
– Ter clareza do que está sendo negociado, sem deixar espaço para dúvidas;
– Fazer orçamento com uma margem adequada;
– Criar parceria com bons fornecedores que tenham o mesmo respeito e comprometimento;
– Checar o pedido antes de enviá-lo para a processadora e conferir o material recebido;
– Preparar o cliente para receber a equipe de instalação;
– Ser pontual tanto ao chegar à obra como ao entregá-la;
– Garantir qualidade e segurança na instalação;
– Oferecer pós-venda ágil e com toda a documentação pertinente.
Aproveite e leia também Como medir a satisfação dos clientes
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- AGC anuncia expansão de sua divisão automotiva
- Morre Hermes Bortolotti, fundador da Estrela Vidros (ES)
- Abravidro levará associados para visita exclusiva ao Sampa Sky
- VidroCast: está no ar a entrevista com o presidente Rafael Ribeiro
- Aquecimento para a Glass 2024 revela novidades para a feira
- Guardian alerta sobre falsos representantes e parceiros