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A satisfação do cliente já começa no planejamento dos pedidos

16/08/2019 - 16h40

O objetivo do trabalho de todo vidraceiro é entregar a obra ao cliente com “chave de ouro”. Mas, para que isso seja possível, não basta apenas ter bons profissionais e aplicar os vidros corretamente, segundo as normas técnicas: a fórmula para o sucesso já começa no planejamento dos pedidos.

Siga estas dicas de profissionais!

Toda etapa da produção precisa ser devidamente planejada, desde um simples orçamento até a instalação.

Para José César Salomão Colucci, proprietário e gerente da A Confiança Vidros de Segurança, de Juiz de Fora (MG), a organização do funcionamento de uma vidraçaria depende de uma comunicação interna bem-estruturada. “Temos uma agenda compartilhada entre toda a equipe, possibilitando o estudo de cada instalação e suas particularidades, além de facilitar a separação do material.”

Janaína Dassi, gestora-administrativa da NatuVidros, de Itapetininga (SP), acredita que, antes de dar início às atividades, vale a pena checar todos os elementos necessários para a realização. “Fazemos checklist em todos os setores, do administrativo às áreas de vendas e de instalação. Um dia antes do trabalho, um responsável separa e confere tudo que deve ser levado. No dia seguinte, cada dupla recebe uma ordem de serviço listando o que precisa ser usado naquela determinada obra. Antes de sair, os profissionais conferem novamente se tudo está ‘OK’”

Como organizar o projeto

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Uma técnica para organizar um projeto sugerida por Enio Pinto, gerente de Relacionamento com o Cliente e especialista em empreendedorismo do Sebrae, é a 5W2H, na qual cada letra diz respeito a um termo em inglês:

What: O que precisa ser feito;

Who: Quem vai fazer o que precisa ser feito;

Why: Por que precisa ser feito;

When: Quando (ou até quando) precisa ser feito;

Where: Onde precisa ser feito;

How: Como deve ser feito;

How much: Quanto vai custar.

Estabeleça objetivos

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Segundo Enio Pinto, um dos maiores empecilhos para o crescimento de um negócio é a dificuldade no estabelecimento de objetivos — se eles não estão bem-definidos, fica complicado nortear qual a situação desejada e o que é preciso fazer para alcançá-la.

O gerente do Sebrae sugere dividir o termo “metas” em cinco qualidades para serem analisadas:

– Mensurável: você tem de conseguir medir para saber se foi atingida ou não;

 – Específica: tem de ser clara, estar bem-definida;

– Temporal: é preciso determinar um prazo limite para ser realizada;

– Alcançável: deve-se verificar se a vidraçaria é capaz de cumpri-la;

– Significado: tem de ter um grande sentido para sua organização.

No momento em que sua vidraçaria tiver uma meta com essas cinco características, torna-se muito mais simples definir um planejamento que garanta a mudança da situação atual para a pretendida.

Andamento do projeto requer controle 

Two smiling workmen at factory

Após um bom plano de ação, é preciso estar atento ao andamento do projeto. Além de verificar a necessidade de mudanças no processo, o vidraceiro também deve checar constantemente o cronograma para a entrega da obra. Se as etapas são alcançadas dentro dele, é sinal de que a equipe está no caminho certo. Caso contrário, cabe identificar o que está atrasando o trabalho e definir a melhor forma para solucionar o problema.

Para ajudar no controle de suas atividades, a A Confiança Vidros de Segurança usa um aplicativo comercial que possibilita o acompanhamento do serviço que está sendo prestado e, se o cliente for antigo, do que já foi feito. “Essa ferramenta nos permite atualizar e gerar ordens de serviço que acompanhamos até a finalização da obra. Também solicitamos fotos das instalações acabadas para controle e estudo de novos projetos”, conta César Colucci.

De forma semelhante, a NatuVidros faz uso de relatórios gerados por um software de gestão da empresa para a elaboração de projetos, orçamentos, atendimento ao cliente, compra de material, instalação e até pós-venda. Já as atividades da Alumiville Alumínios são apoiadas em planilhas de controles financeiro, levantamento de custos e de prazos de entrega.

Invista na qualidade do negócio

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A qualificação do vidraceiro faz toda diferença para garantir a estruturação eficiente dos seus trabalhos e deve ser encarada como um processo constante.

Mas, considerando a formação de profissionais e a adoção de softwares e ferramentas de apoio no planejamento e no controle das atividades, de quanto capital uma vidraçaria pequena precisa para dar conta desses investimentos?

Enio Pinto, do Sebrae, responde: “Costumo dizer que o capital fica em segundo plano se você tem uma boa ideia de negócio. Hoje, o mercado tem muito mais empresas com recursos para investir num bom empreendimento como um sócio ou investidor do que de fato empreendedores com bons modelos de negócio. Desenvolvendo isso, o capital virá naturalmente”.

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Ao fazer negócios, não se esqueça!

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O Vidroplano perguntou às vidraçarias consultadas para a reportagem quais são as boas práticas essenciais para garantir a entrega da obra com chave de ouro ao seu cliente, desde o fechamento do pedido até a finalização do serviço. Estes foram os pontos destacados:

– Tratar cada cliente como único, dando atenção às suas especificidades;

– Ter clareza do que está sendo negociado, sem deixar espaço para dúvidas;

– Fazer orçamento com uma margem adequada;

– Criar parceria com bons fornecedores que tenham o mesmo respeito e comprometimento;

– Checar o pedido antes de enviá-lo para a processadora e conferir o material recebido;

– Preparar o cliente para receber a equipe de instalação;

– Ser pontual tanto ao chegar à obra como ao entregá-la;

– Garantir qualidade e segurança na instalação;

– Oferecer pós-venda ágil e com toda a documentação pertinente.

Aproveite e leia também Como medir a satisfação dos clientes

As informações deste texto foram retiradas de reportagem publicada na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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