Vidroplano
Vidroplano


Termômetro Abravidro: fevereiro tem queda de 15,9% na venda de processados

08/03/2022 - 08h28

A edição de fevereiro do Termômetro Abravidro mostra queda importante na venda de vidros processados no mês passado. Na comparação com janeiro, a venda em m² dos produtos em fevereiro caiu 15,9%, alcançando a marca de 39,38 pontos. O índice de desempenho do indicador varia de 0 a 100 pontos. Valores maiores que 50 indicam crescimento do nível de atividade; já valores inferiores a 50 representam queda.

“A diminuição observada reflete bem o ritmo fraco sentido pela cadeia de processamento no mês de fevereiro. Esperamos que o setor possa recuperar as atividades em março, já que o período de férias e o carnaval passaram”, analisa o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas.

Confira o estudo completo clicando aqui.

Mudanças no questionário
Novo indicador da Abravidro, o Termômetro permite ao setor acompanhar mensalmente o desempenho de vendas, em metros quadrados, da cadeia de processamento. O estudo está na fase piloto – por isso, segue sendo feito apenas consultando empresas cujos gestores são integrantes da diretoria da associação.

 

A coleta de informações para a segunda edição do Termômetro ocorreu na primeira semana de março, por meio de formulário online, respondido por 22 empresas. Dessa vez, o porte das empresas foi ponderado da seguinte forma:

– Processadoras com até 50 funcionários: peso 20;

– Processadoras com mais de 50 até 100 funcionários: peso 30;

– Processadoras com mais de 100 funcionários: peso 50.

 

Além disso, a escala do indicador também foi alterada: ao invés de sete faixas de percentuais, cada uma representando uma variação, agora são dez, o que possibilita maior precisão na captação dos dados.

Veja abaixo como ficou:

Term_fev

O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional. Vale lembrar que a pesquisa para o Panorama 2022 segue no ar e pode ser respondida por todas as beneficiadoras brasileiras, neste link, até o dia 18 de março.

Importante:
– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;
– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não serão divulgadas, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;
– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas — estas são direcionadas apenas aos economistas.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters