Vidroplano
Vidroplano


Torre Space Needle ganha piso e fechamento de vidro

23/08/2019 - 11h07

Seattle não seria a mesma sem a Space Needle. Construída em 1962 para a Feira Mundial daquele ano, a torre é parada obrigatória para turistas: seus 184 m de altura dominam a paisagem e oferecem uma visão de 360 graus da cidade. Com o passar dos anos, transformou-se em símbolo local, tendo aparecido em inúmeros filmes e séries de televisão.

A estrutura, cujas formas futuristas parecem uma nave espacial, passou por grande reforma no ano passado — e uma das principais mudanças no projeto foi a instalação de vidros no observatório. Com isso, a construção agora conta com transparência total para melhor aproveitamento da paisagem ao redor e ainda confere segurança total aos visitantes.

Rejuvenescimento de um marco

Before and After Upper Atmos (Outer Deck) Photo credit Space Needle LLC and Olson Kund
A renovação da obra girou em torno do desafio de como mantê-la relevante para a população pelos próximos cinquenta anos. O escritório de arquitetura Olson Kundig teve a tarefa de casar a viabilidade estrutural do novo projeto com os desejos dos visitantes por algo diferente do que já existia. Além disso, houve uma imposição do órgão local de preservação do patrimônio público: a icônica aparência externa não poderia ser alterada. Por isso, a solução foi apostar no uso de vidro estrutural.

Visão total

Guests take a selfie on the Space Needle’s open-air observation deck, located 520-feet in the air
A parte externa do deque de observação leva a aplicação de nosso material a níveis extremos. As paredes são inclinadas, feitas de laminados triplos ultra clear (com baixo teor de ferro) de 45 mm de espessura no total, com interlayers SentryGlas, da Trosifol. Cada placa tem mais de 3 m de altura e é fixada somente pelo lado inferior — os cantos superiores estão ligados por presilhas à placa ao lado. O objetivo, claro, é permitir uma visão da cidade sem qualquer obstrução de ferragens ou reflexos indesejados. Nessa área, ficam bancos também construídos com laminados triplos para os visitantes descansarem e aproveitarem a vista.

Andando sobre Seattle

Before and After Upper Atmos (Outer Deck) Photo credit Space Needle LLC and Olson Kund

O deque inferior é tão impressionante quanto: chamado de The Loupe (a lupa), tem piso envidraçado feito de insulados de laminados, com mais de 60 mm de espessura. Mais uma forma encontrada para explorar as paisagens da cidade. “Esse projeto é uma reflexão do desempenho do vidro e dos interlayers, pois nos deu a habilidade de desconstruir a distinção entre ambiente interno e externo. Era uma obra perfeita para impulsionar o vidro a seus limites tecnológicos”, comenta o arquiteto Blair Payson, do Olson Kundig, em reportagem do site Glass on Web.

Especificação técnica

Space Needle profile. Courtsey of Chad Copeland
Vidros usados:
– No deque de observação: laminados ultra clear de 45 mm de espessura no total, com interlayers SentryGlas, da Trosifol
– No piso do deque inferior: insulados de laminados ultra clear (duas chapas de 6 mm + espaçador de 20 mm + três chapas de 10 mm + chapa de sacrifício de 6 mm), com interlayers SentryGlas. (A chapa de sacrifício é usada na parte superior de um piso — em caso de quebra, ela não afeta a estrutura total.)
Processadores: Pulp Studio e Thiele Glas
Consultor de envidraçamento: Front Inc.

torre-space-needle (2)

Ficha técnica
Autor do projeto: escritório de arquitetura Olson Kundig
Local: Seattle, Estados Unidos
Conclusão: agosto de 2018

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters