Vidroplano
Vidroplano


Vidro com baixo carbono marca presença na Glasstec 2022

20/09/2022 - 18h37

A edição 2022 da Glasstec teve início hoje (20) e vai até sexta-feira (23). Considerada a feira vidreira mais importante do mundo, ela reúne este ano cerca de 940 expositores de 47 países diferentes. Iara Bentes, superintendente da Abravidro e editora de O Vidroplano, visitou algumas dessas empresas nesta terça-feira – veja o que elas apresentaram, e não deixe de conferir a cobertura completa da mostra, incluindo mais informações sobre os produtos, na edição de outubro da revista.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Tornando o vidro ainda mais sustentável
A Saint-Gobain lançou no evento o Oraé: segundo a empresa, é o vidro com a pegada de carbono mais baixa do mundo (sua produção emite 40% menos poluição que outros produtos da empresa na Europa). Contenco cerca de 70% de cacos reciclados entre suas matérias-primas, o material será usado para a fabricação das chapas de controle solar Cool-Lite Xtreme, cuja tecnologia avançada de coating reduz drasticamente as emissões de gases de efeito estufa causadas pela necessidade de resfriamento, aquecimento e iluminação nas edificações.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Do controle solar à transparência total
O principal destaque da Guardian é o vidro de controle solar SunGuard SNR 35, mostrado em duas versões bastante diferentes: o CrystalGray traz um aspecto visual semelhante ao fumê, enquanto o UltraClear, com baixo teor de ferro, traz uma visibilidade mais pura sem ter seu fator solar comprometido – ambos os produtos contam com revestimento duplo de prata. O vidro antirreflexo Guardian Clarity (foto) não é uma novidade, mas seu aspecto visual quase invisível chamou a atenção: ele é usado na vitrine que protege o quadro Mona Lisa no Museu do Louvre.

 

Foto: Iara Bentes

Foto: Iara Bentes

Tecnologia para todas as áreas
A Glaston trouxe novidades para diversos segmentos, seja no processamento de temperados, laminados ou insulados. Um dos destaques foi a TPS’ Applicator, máquina para aplicação direta de espaçadores termoplásticos para fabricação de insulados. O ProL-zone é um forno de laminação por convecção que permite que o operador não perca tempo reajustando o setup da receita operacional ao mudar a composição do vidro (como na produção de multilaminados). Vale citar ainda a Multi’arrisser, lapidadora vertical mais rápida no mundo, com desempenho de até 60 m/min.

 

Informações em tempo real
Nossa cobertura exclusiva da feira pode ser acompanhada nas redes sociais da Abravidro e no nosso canal no YouTube. Assine também a newsletter para receber boletins diários com as principais novidades vindas diretamente na Alemanha.

 

Crédito da foto de abertura: Messe Düsseldorf, Constanze Tillmann



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters