Vidroplano
Vidroplano


Vivix revela mais detalhes sobre seu segundo forno

27/07/2022 - 08h31

No final de junho, em evento realizado no Palácio do Governo do Estado de Pernambuco, a Vivix anunciou a construção de sua 2ª linha de produção, localizada no município de Goiana (PE) ao lado de sua atual planta (para reler nossa notícia sobre o assunto, clique aqui).

Para a edição de julho de O Vidroplano, Iara Bentes, editora da revista, entrevistou Henrique Lisboa, presidente da Vivix, a respeito do novo empreendimento. Confira a seguir os melhores momentos da conversa, incluindo os motivos que levaram a empresa a anunciar o forno neste momento, os produtos que serão fabricados nele e as expectativas para o futuro do mercado.

Momento certo…
Henrique Lisboa conta que já se planejava o segundo forno desde a inauguração do primeiro – por isso mesmo, a área na qual a usina está instalada em Goiana já tinha um espaço reservado para a futura construção. O projeto, que deveria ter começado por volta de 2015, foi adiado devido a fatores como a crise vivenciada pelo setor da construção civil no País naquele período, o anúncio da construção do forno da AGC e, mais recentemente, a pandemia da Covid-19.

“Essa planta sempre foi o plano da Vivix, mas era preciso esperar o momento certo. Todo esse processo foi muito bem planejado”, destacou Lisboa. O executivo relembra que a empresa faz parte do Grupo Cornélio Brennand, uma companhia que pensa a longo prazo, e isso se reflete na responsabilidade e segurança do planejamento para a nova fábrica.

…no lugar certo
Havia a expectativa de que a nova unidade da empresa pudesse ser instalada na Região Sudeste – afinal, segundo Lisboa, cerca de metade das vendas da usina vai para fora das regiões Norte e Nordeste. A escolha por Goiana, de acordo com o dirigente da Vivix, se deu por um conjunto de fatores. “A sinergia entre as duas plantas é muito poderosa, em termos de estrutura e conhecimentos técnicos – não é à toa que na maior parte do mundo se faz esse tipo de investimento conjuntamente”, explica. “O apoio do governo do Estado de Pernambuco também é importante, e há ainda a proximidade de uma mina, a cerca de 8 km, que fornece parte dos principais minérios para o vidro plano, o que acaba sendo uma das vantagens competitivas da Vivix em relação aos concorrentes.”

Assim, considerou-se que a combinação de todos esses fatores torna a presença do novo forno em Pernambuco mais atrativa que no Sudeste. Apesar disso, como espera-se que a maior parte da produção dessa futura unidade será vendida para fora do Nordeste, a Vivix adotará um centro de distribuição permanente, possivelmente em São Paulo, para atender outras regiões do Brasil.

Crescimento no mercado brasileiro
Com o novo forno, a Vivix ampliará sua capacidade para 1.900 t/dia, transformando-se na 2ª maior fabricante de float do mercado nacional. Para Lisboa, isso consolida o caminho da empresa para ser um player cada vez mais relevante para toda a cadeia vidreira do Brasil. “Nós trabalhamos e nos preparamos para esse crescimento. A estratégia é trabalhar cada vez mais conjuntamente integrados com os demais elos. Para a Vivix ter sucesso, é preciso que processadores e vidraceiros também tenham.”

De olho no fotovoltaico
Além do float incolor, o novo forno produzirá também chapas extra clear, pois a demanda por esse produto deve crescer nos próximos anos. Ainda sobre esse item, Lisboa destaca que o novo forno foi projetado para que a qualidade desse tipo de vidro atenda os padrões necessários para uso em módulos fotovoltaicos. “Acreditamos que esse é um segmento em desenvolvimento no Brasil pelos próximos anos. As indústrias de energia solar e eólica estão em crescimento na Região Nordeste, e já há empresas pensando em se instalar aqui para a produção de painéis solares. Então, esse é um mercado que vai entrar na mira dos produtores de float.”

Sustentabilidade
Com relação à tendência mundial de redução da emissão de gases de efeito estufa pelas indústrias, Lisboa afirma que a Vivix planeja adotar energias mais limpas ou renováveis conforme a possibilidade de aplicação delas avançar. Nesse sentido, o novo forno já está sendo preparado para uso parcial de biogás e hidrogênio. “Acho que todas as empresas, não apenas a nossa, devem evoluir para essas fontes nos próximos anos”, avalia.

Futuro
O Panorama Abravidro 2022 mostrou que houve pequena queda na produção de float em 2021, embora o faturamento das empresas tenha aumentado. Este ano, as edições mensais do Termômetro Abravidro indicam que o volume de vendas faturadas em m² de vidros processados em 2022 ficou abaixo do nível de dezembro de 2021.

Os números poderiam indicar um momento ruim para o anúncio de uma nova planta – contudo, a Vivix estima um crescimento de 5% a 6% para o setor nos próximos anos. “De fato, 2022 está menos aquecido do que todos nós esperávamos, mas precisamos olhar para o médio e longo prazos, visando a equilibrar a oferta e a demanda”, justifica Lisboa.

 

Crédito da foto de abertura: Felipe Feca



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters