Vidroplano
Vidroplano

Que venha o pós-Carnaval

24/02/2023 - 17h34

domingos-fev2023Há quem ame e quem odeie o Carnaval, mas uma característica dessa festa é reconhecida de forma unânime: seu impacto nas vendas de vidro, já que os festejos de Momo diminuem o ritmo de trabalho e os dias úteis. Num período como o que estamos vivendo, em que a demanda por nosso produto não está das mais fortes, o potencial de fazer estrago é grande. Vamos ver o que o Termômetro Abravidro nos mostrará sobre a performance de vendas de fevereiro no mês que vem. Também vale torcer para que o ano ganhe novo ritmo no pós-Carnaval, quando o ano de fato começa.

E já que falei do Termômetro, nosso indicador mensal, o resultado divulgado na última edição trouxe novidades, como eu havia antecipado aqui. Agora além dos dados do mês em relação ao anterior, há também o comparativo com o mesmo mês do ano passado e um comparativo com a média de 2022. Ou seja, mais informações para avaliarmos o desempenho do mercado e das nossas empresas. Se sua empresa ainda não participa da pesquisa ou não acompanha os dados, recomendo fortemente que passe a fazer isso.

Outro tema que vem sendo acompanhado de perto pelo mercado é a entrada de vidros importados no Brasil. Os números referentes a janeiro já dão conta de um pequeno aumento no volume de vidro que chegou ao País em relação à média do ano passado, mas a preocupação que se instalou entre os processadores é de que volumes consideravelmente maiores vão desembarcar por aqui, com potencial para trazer grandes transtornos. Estamos de olho!

O ambiente é de preocupação, mas trago também uma ótima notícia. A partir deste mês, a Abravidro oferece aos seus associados uma melhoria importante em um dos seus benefícios mais valorizados: as normas técnicas. O acesso a elas agora se dará por meio de plataforma digital, com uma coleção de mais de cinquenta documentos técnicos entre normas vidreiras e outras relacionadas. Cada empresa associada poderá cadastrar três usuários diferentes, para que a informação circule por diferentes áreas e departamentos. As empresas associadas também poderão imprimir dois exemplares de cada norma por meio do mesmo sistema.

A conformidade técnica é uma das bandeiras da Abravidro, e facilitar e ampliar o acesso às normas é mais uma contribuição nesse sentido! Aproveite!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 602 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters