Realidade aumentada cada vez mais perto
05/03/2024 - 15h32

Está chegando o dia em que será possível transformar qualquer superfície plana de vidro em uma central interativa. Isso porque as pesquisas envolvendo a realidade aumentada e o uso de menus no formato HUD (head-up displays) estão bem adiantadas, como mostra a empresa alemã Zeiss.
A companhia desenvolve, desde 2019, uma tecnologia baseada em uma película fina de polímero. Chamada Multifunctional Smart Glass (vidro inteligente multifuncional), ela já é aplicada em cockpits de aeronaves para mostrar informações sobre o voo. O próximo passo é levar a solução para o setor automotivo: com a tecnologia, carros não precisarão mais de painéis atrás dos volantes, por exemplo, já que o para-brisa mostrará dados como velocidade, quantidade de gasolina e demais indicadores. Até mesmo vídeos poderão ser transmitidos nos vidros, incluindo as janelas laterais e traseiras.
A direção da Zeiss aguarda que, num futuro próximo, possa começar a produção em massa da solução, expandindo-a para outras aplicações, como em residências, que permitirão o controle de elementos do dia a dia (luzes, persianas etc.). São os conceitos da ficção científica mais próximas.
Foto de abertura: Divulgação Zeiss
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Associado Abravidro pode acessar nova norma de ferragens pelo ABNT Coleção
- Expo Revestir e Haus Decor Show: vidreiros marcam presença
- Associado Abravidro tem desconto nos eventos da Abrainc. Confira a agenda
- 19º Simpósio Sincomavi será em abril, na Feicon
- Morre Tarcísio Pestana da Silva, fundador da Pestana Vidros (MG)
- Vivix fará manutenção preventiva de seu forno em maio