Vidroplano
Vidroplano

Recuperação à vista?

23/08/2022 - 14h00

domingos-ago2022O cenário ainda é de incertezas, principalmente por conta da corrida eleitoral, mas o segundo semestre chegou trazendo boas notícias para o setor vidreiro. As vendas do mês de julho foram melhores, segundo o Termômetro Abravidro publicado neste mês. E agosto parece seguir o mesmo rumo, com recuperação no volume de vendas em relação aos primeiros seis meses do ano. Isso tudo apesar do reajuste nos preços do float, anunciados em junho e julho.

E não é só nas vendas que o segundo semestre promete ser mais agitado. Depois do sucesso da Glass South America (GSA), o mercado aguarda a realização da Glasstec no mês de setembro, voltando ao calendário depois de um intervalo de quatro anos. Logo em seguida, em novembro, é a vez do Simpovidro. As inscrições para o nosso simpósio seguem de vento em popa, na expectativa de manter o clima positivo registrado no encontro da cadeia na GSA. Vai ser muito bom rever os colegas novamente, num clima leve e descontraído depois de tanto tempo de reclusão.

Enquanto isso, aguardamos o desenrolar de mais um capítulo da novela da redução do IPI. No final de julho foi publicado novo decreto e, dias depois, seus efeitos para os produtos com Processo Produtivo Básico na Zona Franca de Manaus (ZFM), como o temperado e o insulado, foram novamente suspensos por decisão do STF. O governo federal prometeu publicar novo texto resolvendo o impasse com os produtos da ZFM — mas isso ainda não ocorreu.

E, por falar em temperado, as reuniões de revisão da norma que regulamenta o produto seguem mensalmente. Por isso, aproveito para reforçar o convite para que todos os interessados participem das discussões sobre o produto líder do mercado brasileiro de vidros processados. Ainda no assunto norma técnica, em breve entra em consulta nacional a norma do vidro laminado. Como você pode ver, o ABNT/CB-37 e a Abravidro não param!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 596 (agosto de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

Crédito da foto: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters