Manusa - Banner Topo

Refeições com um toque de transparência

Restaurante em Nova Lima (MG) aposta no uso de vidro para integrar ambientes
reportagensVidro em obra
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Refeições com um toque de transparência

Localizado no shopping center Serena Mall, em Nova Lima, cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte, o restaurante OssO – Mind The Bones tem nas carnes sua especialidade. Por isso mesmo, todo o conceito do espaço vem do churrasco, incluindo os materiais usados na obra. O vidro torna-se fundamental na tarefa de juntar diferentes elementos em uma estética marcante para os frequentadores do local.

 

Ficha técnica
Autor do projeto: Gustavo Penna Arquiteto & Associados
Local: Nova Lima, MG
Conclusão: outubro de 2018

 

Celebrando as carnes
A obra, de autoria do escritório mineiro Gustavo Penna Arquiteto & Associados, tem 508 m² e conta com capacidade para 250 pessoas. O projeto buscou mesclar elementos contemporâneos e rústicos, incluindo ferro, couro e metal, além de cores e texturas que remetessem ao conceito do churrasco.

Paredes, tetos e luzes usam tons quentes (vermelhos, amarelos e laranjas) para lembrar o fogo. O aço das facas e a madeira das tábuas de corte, usados no preparo dos alimentos, podem ser encontrados nos balcões, no forro (de estruturas metálicas elaboradas pela Greco Design especialmente para a casa) e nos mobiliários (como as mesas de eucalipto). O toque final está nos painéis de couro de vaca, instalados no fundo do espaço, próximos à adega.

Continue a leitura após a publicidade

Foto Jomar Bragança (15)

Transparência que agrega
Toda essa estética atinge seu potencial por conta do uso do vidro. Os temperados das portas e painéis deslizantes têm papel duplo: funcionam como uma espécie de fachada e também como fechamento do espaço. Outro destaque é a adega, também toda revestida de temperados. A execução dessas estruturas foi realizada pela PRM Esquadrias de Alumínio.

Nosso material permite que os consumidores, ao passear pelo shopping, possam ver o interior do restaurante — e vice-versa. Por estar em um terraço, é possível ainda ter cidade à vista enquanto se experimenta alguma refeição. Com isso, o local transforma-se em um ambiente vivo, ao invés de algo sem diálogo com seus arredores. No OssO, graças ao vidro, a interação é saborosa.

 

Especificação técnica
Vidros usados: Temperados incolores, com 10 mm de espessura, no sistema de carrinho
Processadora: Divinal Vidros
Ferragens: Tec-Vidro

Este texto foi originalmente publicado na edição 557 (maio de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.