Vidroplano
Vidroplano

Reflexão e retrospectiva

21/12/2021 - 09h55

domingos-dez2021“Então é Natal e o que você fez?”, pergunta uma tradicional canção desta época do ano. Enquanto nos despedimos de 2021, é inevitável traçar um retrospecto. O setor vidreiro teve um ano dinâmico, pautado principalmente pelos bons resultados da construção civil. Depois de um primeiro semestre positivo, sentimos uma retração importante no consumo do nosso material a partir da segunda quinzena de outubro. A pressão de custos continua alta, com reajustes nos principais insumos da nossa cadeia, bem como em serviços. Tudo isso levanta dúvidas sobre o que esperar de 2022.

E se o ano foi agitado nas processadoras, o mesmo podemos dizer da Abravidro. Em 2021, a entidade trabalhou ativamente na defesa dos interesses do setor. Tivemos renovação do antidumping do float, atuação junto ao Ministério da Economia para reduzir a cota de importação de vidros processados para uso em painéis solares com redução tarifária, resultados positivos na pesquisa da Substituição Tributária em São Paulo, com índices de MVA entre os cinco mais baixos da construção civil depois de muitos debates, acompanhamentos das discussões de modernização do modelo regulatório do Inmetro, entre outros temas.

No campo das normas técnicas, o ABNT/CB-37 está revisando as normas dos vidros temperados e laminados e avaliando a adoção da ISO 9050:2003, que trata de transmitância solar do vidro, como norma brasileira. A comissão também trabalhou intensamente para a publicação da ABNT PR 1010 – Aplicação e manutenção de vidros na construção civil, primeira prática recomendada do setor da construção civil. Além disso, acompanhamos diversas discussões relacionadas ao nosso material e outros temas de interesse em outros comitês e outras esferas.

Já na qualificação de mão de obra da cadeia de processamento, ampliamos a oferta de cursos online disponíveis para os funcionários das associadas da Abravidro para mais de 350 opções. Além disso, os módulos de Especialização Técnica – corte, lapidação, serigrafia e têmpera e o já consagrado PPCPE – tiveram a segunda maior demanda desde o seu lançamento, em 2011, com mais de 700 alunos treinados no ano. E o mercado pode aguardar novidades nesta área em 2022!

E se no final deste ano tivemos a retomada de eventos presenciais, a expectativa para os próximos 12 meses é alta, com a volta de GPD, Glass South America, Glasstec e, claro, a aguardada 15ª edição do Simpovidro.

Aproveitando o clima positivo, desejo aos nossos associados e amigos do setor vidreiro boas festas e um Ano-Novo de muito trabalho e prosperidade para todos nós!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 588 (dezembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters