Vidroplano
Vidroplano

Relembre os principais trabalhos do ABNT/CB-37 em 2020

28/01/2021 - 11h06

Nem a pandemia foi capaz de frear as atividades do Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) em 2020. O balanço do ano tem publicação de novas normas relacionadas ao nosso setor, revisão e aprimoramento de textos técnicos por meio de reuniões online e a disseminação de conhecimento junto à sociedade em lives. Reveja os principais trabalhos desenvolvidos no período.

 

Normas publicadas
No dia 11 de fevereiro, a ABNT publicou a NBR 16823 — Qualificação e certificação do vidraceiro – Perfil profissional. Bastante esperada pelo setor – foi até capa de O Vidroplano daquele mês –, ela define os parâmetros e requisitos para a qualificação dos vidraceiros, permitindo que esses profissionais exerçam seus trabalhos com qualidade e segurança.

Mais para o final do ano, no dia 12 de novembro, foi a vez da NBR 16918 — Vidro termoendurecido, documento que reúne as características desse tipo de vidro, como tensão máxima admissível, tolerâncias permitidas para os aspectos dimensionais, defeitos visuais, empenamento e comportamento de quebra, entre outros. Os ensaios para avaliação do produto também são estabelecidos nessa publicação, incluindo os de fragmentação, avaliação de defeitos e medição de empenamento.

É preciso citar também a nova Emenda 1 para a NBR 16023 — Vidros revestidos para controle solar – Requisitos, classificação e métodos de ensaio, que esclarece pontos a respeito da homogeneidade de cor dos vidros e explica como devem ser avaliados.

 

Nova revisão…
Uma das principais normas para o nosso setor entrou em processo de revisão em 2020. Em novembro, o ABNT/CB-37 promoveu a primeira reunião online para atualização da NBR 14698 — Vidro temperado. Entre os principais pontos que vêm sendo debatidos estão as tolerâncias de fabricação e de qualidade mínimas aceitáveis para os produtos, bem como o aprofundamento em assuntos como anisotropia, qualidade óptica e tolerância de esquadro.

 

…e continuidade de trabalhos
Avançou bastante no ano passado a revisão da NBR 14697 — Vidro laminado. O ABNT/CB-37 está finalizando a avaliação do texto referente aos ensaios de radiação para os laminados, além de analisar as mudanças definidas para os testes de classificação de segurança para essas peças.

 

Levando o conhecimento adiante
Uma das primeiras atividades de divulgação das normas no ano passado se deu com a participação da Abravidro no programa É de Casa, da TV Globo. Vera Andrade, coordenadora técnica da associação, falou ali sobre as determinações da NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidro de segurança para a instalação, uso e manutenção do vidro nesses compartimentos. Em 5 de março, quando a quarentena ainda não tinha sido anunciada no Brasil, Clélia Bassetto, analista de Normalização ministrou palestra para 50 alunos do “Curso Técnico em Produção de Vidro”, na Escola Técnica Estadual Presidente Vargas, em Mogi das Cruzes (SP), sobre as aplicações do material na construção civil.

falando-em-normas2

 

Com a pandemia, os eventos presenciais deram lugar a ações online. Clélia realizou em setembro outra palestra para o mesmo curso e também participou de lives organizadas pela Cebrace e pela Associação Nacional de Fabricantes de Esquadrias de Alumínio (Afeal). Em outubro, Vera abordou as normas relacionadas ao vidro durante o módulo sobre o material no curso de extensão “Arquitetura e Construção: Materiais, Produtos e Aplicações”, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Participe você também!
As reuniões do ABNT/CB-37 continuam sendo realizadas – devido à pandemia, elas agora são em formato 100% remoto. O comitê convida a todos os interessados que participem: isso permite que as discussões contem com opiniões e experiências diferentes, fazendo com que as normas se tornem cada vez mais abrangentes, além de possibilitar a todos um aprendizado maior sobre as realidades diferentes dos processadores e vidraceiros pelo Brasil.

Para ter acesso às reuniões, basta enviar um e-mail para cb37@abnt.org.br dizendo que você tem interesse em participar das reuniões e fazer seu cadastro junto à Abravidro para receber os convites com as informações de cada reunião, como local, data, pauta da discussão e o link para a participação remota.

Este texto foi originalmente publicado na edição 577 (janeiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters