Vidroplano
Vidroplano

Revolução nas esquadrias

19/04/2017 - 19h47

Em fevereiro deste ano, a revisão completa da NBR 10821 — Esquadrias para edificações foi publicada pela ABNT. O trabalho foi enorme. Além de atualizar o conteúdo das partes 1, 2 e 3, a comissão de estudos ainda criou duas novas (4 e 5). Tudo para tornar ainda mais viável a busca pela qualidade desses produtos para a construção civil.

Novas tipologias
Claro que mais atualizações aconteceram. Foram inseridas tipologias que não eram abordadas, como as relacionadas à vedação das esquadrias (“de giro e tomba”, paralela, entre outras), deixando clara a definição de alguns itens que geravam confusão no mercado.

Podemos afirmar que o texto saiu após muita dedicação e estudo dos participantes, incluindo representantes de fabricantes de esquadrias e suas entidades. Realizamos inúmeras discussões técnicas com laboratórios que aplicam os ensaios nos produtos. Os consumidores também contribuíram, informando suas necessidades.

Quer saber mais detalhes sobre as mudanças trazidas pela revisão da norma? A coluna “Para sua vidraçaria” (leia na página 32) mostra como elas afetam o mercado, trazendo opiniões de profissionais do setor, assim como informações sobre as etiquetas de desempenho. Não deixe de conferir!

Como ficou a divisão da ‘NBR 10821’
- Parte 1: Esquadrias externas e internas — Terminologia;
- Parte 2: Esquadrias externas — Requisitos e classificação;
- Parte 3: Esquadrias externas e internas — Métodos de ensaio;
- Parte 4: Esquadrias externas — Requisitos adicionais de desempenho;
- Parte 5: Esquadrias externas — Instalação e manutenção.

Visão geral da revisão
Atualização necessária — Apesar de a NBR 10821 ser uma norma razoavelmente recente (sua primeira versão é de 2011), o setor vidreiro e o próprio mercado de esquadrias demandavam uma revisão na classificação
Mudanças nas metodologias de ensaios — Feitas com o intuito de acabar com as dúvidas entre diferentes laboratórios no momento da realização dos testes;
Todo o trabalho de revisão foi desenvolvido pela Comissão de Estudos Especiais de Esquadrias (CEE-191).

Desempenho acústico e térmico
As principais novidades são as inéditas partes 4 e 5.
Parte 4 — O desempenho acústico e térmico das esquadrias são avaliados com base em procedimentos padrões. Além disso, é definida a obrigatoriedade do uso de etiquetas que informem o desempenho acústico dos produtos;
Parte 5 — Traz várias questões de armazenamento, instalação e manutenção que geravam grandes discussões entre fabricantes e construtores. Agora, isso poderá ser solucionado logo no pedido de orçamento e compra.

Números da norma
– 132 páginas (incluindo todas as partes)
– Mais de 100 empresas participaram do processo de revisão
– Em média, 50 profissionais estiveram presentes em cada reunião da comissão

vp_fabiola cópia

 

Fabíola Rago, coordenadora da comissão de estudos

 

 

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters