Revolução nos insulados

Empresa estadunidense avança na fabricação de vidros duplos com aerogel
Aqui tem vidroreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Revolução nos insulados

Será possível dar adeus aos gases que vão no interior das câmaras dos vidros insulados, substituindo-os por um material com melhor desempenho térmico? Se depender da empresa estadunidense AeroShield Materials, isso pode se tornar realidade em breve. A companhia anunciou, no começo do ano, que desenvolve sistemas insulados usando aerogel no lugar de gás.

O aerogel é um material sintético derivado de um gel, que tem seu componente líquido substituído por gás. Isso o deixa sólido e poroso – grosso modo, algo semelhante a uma esponja, mas com característica isolante e dessecante muito forte, sendo capaz de absorver grande quantidade de líquidos.

Segundo Aaron Baskerville-Bridges, cofundador e vice-presidente de Operações da AeroShield, o aerogel é duas a três vezes mais isolante do que os gases inertes padrão usados para melhorar o desempenho do insulado. “Com a tecnologia, janelas de vidro duplo podem ser 40% mais finas e leves do que as feitas com insulados triplos. A solução pode se traduzir em economias de milhares de dólares nas contas anuais de aquecimento e resfriamento de uma residência”, comenta.

Continue a leitura após a publicidade

Fiquemos atentos para ver se tal revolução realmente acontecerá.

Este texto foi originalmente publicado na edição 626 (fevereiro de 2025) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto de abertura: romaset/stock.adobe.com

Leia também: