Revolução nos insulados
24/02/2025 - 17h25

Será possível dar adeus aos gases que vão no interior das câmaras dos vidros insulados, substituindo-os por um material com melhor desempenho térmico? Se depender da empresa estadunidense AeroShield Materials, isso pode se tornar realidade em breve. A companhia anunciou, no começo do ano, que desenvolve sistemas insulados usando aerogel no lugar de gás.
O aerogel é um material sintético derivado de um gel, que tem seu componente líquido substituído por gás. Isso o deixa sólido e poroso – grosso modo, algo semelhante a uma esponja, mas com característica isolante e dessecante muito forte, sendo capaz de absorver grande quantidade de líquidos.
Segundo Aaron Baskerville-Bridges, cofundador e vice-presidente de Operações da AeroShield, o aerogel é duas a três vezes mais isolante do que os gases inertes padrão usados para melhorar o desempenho do insulado. “Com a tecnologia, janelas de vidro duplo podem ser 40% mais finas e leves do que as feitas com insulados triplos. A solução pode se traduzir em economias de milhares de dólares nas contas anuais de aquecimento e resfriamento de uma residência”, comenta.
Fiquemos atentos para ver se tal revolução realmente acontecerá.
Foto de abertura: romaset/stock.adobe.com
Voltar
Itens relacionados ................................................................................................
- Cebrace tem novo diretor de Marketing
- Voilàp Glass adquire participação majoritária da Mappi International
- Ministério Público do MS revela nomes de empresas investigadas
- Ministério Público do MS investiga empresas vidreiras
- Abramat aponta aumento nas vendas de materiais de construção em junho
- Abravidro participa de reunião com senador em Brasília