Vidroplano
Vidroplano

Saiba como é feito o ensaio de choque térmico para temperados

01/06/2021 - 12h04

Não é segredo que o vidro temperado possui resistência mecânica de até cinco vezes mais do que um vidro comum – mas ele precisa também resistir a choques térmicos. A norma NBR 14698 — Vidro temperado apresenta um ensaio para assegurar que o produto terá o desempenho esperado nesse quesito.

As etapas do teste – demonstrado para os visitantes do espaço Vidro em Ação, durante a edição 2018 da Glass South America – e os requisitos necessários para aprovação do temperado são apresentados a seguir.

 

por-dentro-das-normas

 

Aparelhos necessários
– Estufa capaz de atingir, de forma controlada, a temperatura de 250 ºC. Deve ter capacidade para acondicionar peças de temperado com dimensões de 350 x 350 mm;

– Termômetro graduado e calibrado com precisão mínima de ± 0,5 ºC;

– Sistema com regulagem de altura conjugado a um dispositivo que retenha o esguicho da água;

– Esguicho com controle do fluxo de água com vazão de 10 a 15 ml/s, com um diâmetro de jato de água de 5 a 7 mm;

– Suporte da peça de vidro (corpo de prova) constituído por dois cilindros de madeira maciça, cada um com diâmetro de 25 mm e comprimento suficiente para apoiar toda a extensão do corpo de prova. Os dois cilindros devem ser posicionados paralelamente entre si – a distância entre seus eixos deve ser de 200 mm.

Importante: antes do ensaio, é necessário medir a temperatura da água que será utilizada – ela deverá estar na faixa de 23 (±2) ºC.

Passo a passo do ensaio
As etapas abaixo são as mesmas para qualquer espessura de vidro a ser ensaiado:

1. O corpo de prova (uma peça de temperado com dimensões de 350 x 350 mm) é colocado na estufa, cuja temperatura deve ser regulada para atingir 250 ºC. O vidro deve ficar dentro da estufa por, no mínimo, 30 minutos.

2. Após esse período, a peça é posta sobre o suporte, de maneira que fique simétrica em relação aos apoios.

3. Acima do suporte, está o esguicho – a altura dele deve ser regulada para 150 mm em relação ao plano do corpo de prova.

4. O jato de água é liberado durante 90 segundos, sendo direcionado perpendicularmente e atingindo exatamente o centro da peça de vidro.

Requisito para aprovação
O temperado, independentemente da espessura, precisa suportar esse choque térmico durante os 90 segundos sem apresentar qualquer trinca ou quebra.

Este texto foi originalmente publicado na edição 581 (maio de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters