Vidroplano
Vidroplano

Saiba como são feitos os ensaios de classificação de segurança

28/05/2020 - 11h19

Desde sua edição de 2016, a Glass South America, maior feira do setor vidreiro na América Latina, conta com o espaço Vidro em Ação, organizado pela Abravidro. Ali os visitantes têm oportunidade de ver ao vivo alguns dos ensaios realizados em laboratório para a certificação do nosso material. Um dos testes que mais chamam atenção do público é o de classificação de segurança para os temperados e laminados. Por isso, mostramos como eles são feitos e quais os resultados esperados para a aprovação das peças.

Definindo o nível de segurança
A norma NBR NM 293 — Terminologia vidros planos e dos componentes acessórios à sua aplicação define os vidros de segurança como aqueles “cujo processo de fabricação reduz o risco de ferimentos em caso de quebra”.

Para laminados e temperados se enquadrarem nisso, devem atender um ensaio extra de resistência ao impacto, previsto em suas respectivas normas técnicas (NBR 14697 — Vidro laminado e NBR 14698 — Vidro temperado). Após essa avaliação, os vidros recebem a classificação de segurança 1, 2 ou 3, sendo a primeira a mais resistente.

O que é necessário para os testes
– Corpo de prova, isto é, uma peça do vidro a ser ensaiado (com 876 mm de comprimento e 1.938 mm de altura);

– Sistema de fixação (estrutura que manterá a peça fixa e com sua face voltada para o impacto) com tiras de borracha nos pontos de contato com o vidro;

– Pêndulo de 50 kg, formado por pneus e chumbo, sustentado por cabo de aço;

– Sistema de sustentação, formado por um cabo de aço de 5 mm de diâmetro.

Como é feito
O pêndulo é lançado contra o centro do corpo de prova. Podem ser realizados até três impactos em uma placa, na seguinte ordem:

1. Com o pêndulo sendo solto a uma altura de 200 mm acima do centro do vidro (para classe 3 de segurança);

2. Com o pêndulo sendo solto a uma altura de 450 mm acima do centro do vidro (para classe 2 de segurança);

3. Com o pêndulo sendo solto a uma altura de 1.200 mm acima do centro do vidro (para classe 1 de segurança).

Critérios para aprovação
Após o impacto na classe de segurança ensaiada, cada corpo de prova precisa atender uma das seguintes condições:

Para temperados
1. Não quebrar;
2. Se quebrar, os dez maiores fragmentos devem ser recolhidos e pesados num período de três a cinco minutos após o impacto. O peso deles não pode ser maior do que a massa equivalente a uma área de 6.500 mm² do corpo de prova.

ensaio2

 

Para laminados
1. Não quebrar;
2. Se quebrar:
– Os cortes e orifícios do vidro laminado não podem permitir passagem livre de uma esfera de aço de 76 mm de diâmetro, ou quando uma força de 25 N for aplicada por meio dessa esfera;

– Os fragmentos que se desprenderem devem ser pesados em até três minutos após o impacto e não podem exceder a massa equivalente de uma área de 10 mil mm² do corpo de prova;

– O maior fragmento desprendido do corpo de prova deve ter massa inferior à equivalente de uma área de 4.400 mm² do corpo de prova.

ensaio3

 

Aplicações de vidro que exigem classificação de segurança
A norma técnica ABNT NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações define que em algumas aplicações sejam utilizados vidros de segurança. E normas específicas de produtos, como boxes de banheiro e guarda-corpos, exigem que os vidros apresentem uma classificação de segurança:

– Em boxes de banheiro, a norma NBR 14207 determina que os temperados e laminados atendam a classe 2 de segurança;

– Em guarda-corpos, o laminado deve ser de classe 1.

Quer saber mais?
Para outras informações relacionadas a esse ensaio, como especificação do equipamento para a realização do impacto, preparação dos corpos de prova e procedimento de ensaio, consulte as normas NBR 14697 e NBR 14698.

Este texto foi originalmente publicado na edição 569 (maio de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters