Vidroplano
Vidroplano

Saiba como vender vidros e espelhos para decoração na sua vidraçaria

05/05/2023 - 11h45

Sejam transparentes ou opacos, incolores ou coloridos, retangulares ou em variados formatos, não dá para negar que vidros e espelhos são materiais que oferecem beleza única aos locais em que são instalados. Assim, não é surpresa que eles tenham um potencial muito grande e diversificado dentro do segmento da decoração.

Sua vidraçaria está atenta às possibilidades de negócios nessa área? A seguir, conheça algumas soluções, as tendências de uso para elas e saiba como oferecê-las – e vendê-las – aos seus clientes!

Atrativos gerais
Cada tipo de vidro tem características visuais diferenciadas, mas há algumas qualidades comuns a grande parte desses produtos. “Consideramos o vidro um material acessível em termos de custo, versátil e funcional, principalmente em termos de limpeza, por ser liso. Já a versatilidade se dá pela variedade de cores e efeitos que podemos ter com ele”, avalia Joaquim Coelho, diretor-comercial da Astra.

A gama de possibilidades de aplicação se torna um dos principais benefícios do material para o segmento da decoração. “A usabilidade do vidro é muito numerosa. Ele pode ser utilizado tanto em tampos de mesa com formatos variados, armários, divisórias de ambientes e vitrines, como em revestimento de fachadas externas e internas, coberturas, portas, boxes de banheiro, guarda-corpos e até mesmo em bancadas de cozinhas e banheiros – sempre, claro, com a especificação correta para o tipo de aplicação pretendido”, aponta a arquiteta Gabriela Pereira Rezende Drummond, analista de Produto da Cristal Quality.

Crédito: Cris Martins

Crédito: Cris Martins

Reflexos em outras cores
E os espelhos? Esses produtos são elementos valiosíssimos, seja para trazer uma sensação de amplitude e modernidade, seja para transformar áreas pouco atrativas em destaques visuais do espaço. “Eu costumo especificar o espelho em paredes e, principalmente, em vigas aparentes, pois ele disfarça as vigas e deixa o ambiente mais amplo”, conta a designer de interiores Patricia Pasquini.

Com a popularidade dos espelhos prata, é fácil esquecer que essa não é a única cor disponível para esses produtos. E, por mais simples que possam parecer, peças com outras tonalidades podem trazer uma estética única para os ambientes. “Utilizo muito o espelho bronze em meus projetos, pois, além de ampliar o ambiente, ele deixa o local mais acolhedor e aconchegante”, explica Patricia.

Crédito: Raul Fonseca

Crédito: Raul Fonseca

Como vender: para a designer, ter em mãos fotos de projetos feitos com esses produtos pode fazer toda a diferença. “No início, indicava o espelho bronze ou fumê para meus clientes e eles ficavam superapreensivos e com medo de arriscar. Quando chegou a minha vez de fazer o projeto para a minha casa, eu usei e abusei do espelho bronze: instalei no hall social, no lavabo, na sala de jantar e até no meu closet – hoje, essas fotos viraram o meu portfólio e os clientes amam e querem igual”, relata a designer de interiores. A melhor indicação para vender é ter um bom material de divulgação para convencer o cliente de que o produto indicado ficará perfeito para o ambiente dele.

Atenção: Patricia ressalta que, para utilizar espelhos bronze ou fumê em um ambiente, é necessário ter um bom projeto de luminotécnica (estudo da aplicação de iluminação artificial nos espaços) para compensar e não escurecer o ambiente. “Além disso, para locais como o banheiro, é sempre recomendado o uso de espelho cristal [prata] para não alterar a percepção do tom da pele, pois isso é fundamental na hora de se maquiar e se vestir, por exemplo”, ela acrescenta.

Pintados e resistentes
Conforme já comentado, há uma enorme variedade de aplicações para o vidro na decoração, de tampos de mesa até revestimento de paredes e fachadas. Uma solução bastante interessante para esses e outros usos é o vidro laqueado. “Nosso produto carrega consigo a sofisticação do material, no caso do laqueado Cristal Quality, com cores neutras – preto, branco, off-white, cinza itálico e capuccino –, além da resistência e durabilidade do tratamento em têmpera da peça”, afirma Gabriela Drummond. Sua empresa separa essas soluções em duas linhas: a Cold (em que uma camada de tinta fria é aplicada sobre a superfície do vidro) e a Hot (em que o laqueado passa pelo processo de têmpera e adquire resistência maior do que a das peças float).

Crédito: Cristal Quality

Crédito: Cristal Quality

Como vender: ter em mãos amostras ou imagens das diferentes cores de laqueado, bem como fotos de aplicações com esse produto, pode ajudar o cliente a conhecer e se interessar pela solução. Também é fundamental conhecer os aspectos técnicos do produto.

Atenção: a possibilidade de escolher entre laqueados float ou temperados abre um grande leque para a aplicações na decoração – contudo, Gabriela alerta: “Mesmo com uma grande flexibilidade de uso desses vidros, ainda assim é necessário que a condução do projeto seja feita por um profissional da área para saber especificar exatamente o tipo certo desse material para cada área ou projeto”.

Sofisticação na casa de banho
Engana-se quem pensa que os banheiros não abrem potencial para peças decorativas. Embora nosso material costume estar presente neles, sobretudo em boxes de banheiro ou espelhos tradicionais sobre a pia, há muitas formas de sair do convencional e encantar. Cubas e gabinetes coloridos de vidro com formatos originais, por exemplo, podem enriquecer a decoração, agregando sofisticação e originalidade.

Crédito: Divulgação Astra

Crédito: Divulgação Astra

Já os espelhos para banheiro contam com uma enorme variedade de opções. Um exemplo são as peças de formato orgânico. “Trata-se de algo inusitado e novo que, por si só, já chama a atenção; ao mesmo tempo, seu design não é agressivo ou marcante demais, por remeter a aspectos orgânicos da natureza. Essas duas características os tornam versáteis e agradáveis”, opina Joaquim Coelho, da Astra.

As peças com detalhes de LED – luzes indiretas que contribuem para o destaque e aconchego da casa – podem não ser novidade, mas abrem possibilidades interessantes e trazem um visual moderno para o ambiente. Coelho explica que o espelho entra nessa tendência de duas maneiras: “Com iluminação de moldura, para destacar o produto e deixar o ambiente aconchegante; e também com iluminação frontal, de maneira mais funcional para uma luz mais uniforme do rosto, como auxílio na hora da maquiagem ou para fazer a barba, por exemplo”.

Como vender: sempre que for procurado para instalar um boxe ou espelho, o vidraceiro pode sugerir ao cliente soluções que tornem o ambiente mais bonito. “Hoje, o banheiro tende a estar mais presente na decoração da casa por ser um cômodo em que as visitas ficam até mais à vontade para perceber os detalhes presentes em todos os itens, como torneiras, chuveiros, acessórios etc. Nesse caso, vidros e espelhos não ficam de fora”, avalia o diretor-comercial da Astra. “Um formato diferente, molduras, espelhos iluminados e armários embutidos são detalhes que, quando bem alinhados com o restante da casa, fecham o pacote de decoração.”

Atenção: como um ambiente especial, o banheiro requer cuidados diferenciados sobretudo para os espelhos. “Nesse local, eles estão diariamente expostos ao vapor d’água. Por isso, é essencial que a instalação do produto seja de acordo com as normas, de forma a prevenir a oxidação”, orienta Coelho. “Pensando nisso, nossos produtos são sempre finalizados com líquidos protetores de borda na parte de trás do espelho para evitar essa oxidação.”

Este texto foi originalmente publicado na edição 604 (abril de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters