Vidroplano
Vidroplano

Saiba mais sobre o vidro temperado

23/03/2020 - 11h26

Esta informação não é nova, mas sempre vale a pena reforçá-la: os temperados são considerados vidros de segurança não só por sua resistência mecânica até cinco vezes maior que a do vidro comum, mas também porque, em caso de quebra, a peça se estilhaça em pedaços muito pequenos e não pontiagudos, o que diminui o risco de ferimentos.

Exatamente por isso, um dos ensaios da norma ABNT NBR 14698 – Vidro temperado diz respeito à fragmentação do
material, estabelecendo os requisitos para a aprovação do produto. Dessa forma, é possível determinar se as peças atendem ao desempenho esperado.

 

O que você precisa para realizar o ensaio de fragmentação

  •  Peça de vidro temperado na medida de 1100 mm x 360 mm
  • Mesa ou superfície plana capaz de comportar a peça de vidro
  • Máscara quadrada com abertura de (50 ±1) mm x (50 ±1)
  • Punção de centro acionado por mola (punção automático)
  • Cronômetro
  • Caneta de retroprojetor (com ponta fina)

Como o ensaio é feito
A primeira etapa consiste na colocação da peça de vidro temperado que servirá como corpo de prova sobre uma mesa ou superfície plana. As bordas da peça podem ser contidas por uma fita adesiva.

Em seguida, é usado um pequeno instrumento chamado punção: ele é acionado a aproximadamente 13 mm da borda na parte central de um dos lados maiores da peça de vidro (figura abaixo), causando sua quebra.

formula-certa

 

Entre quatro e oito minutos após a quebra, procura-se o maior fragmento do vidro, posicionando-o de forma que fique no centro da máscara quadrada com abertura de (50 ±1) mm x (50 ±1) (figura abaixo).

quebra-temperado1

Atenção à área de exclusão: a área delimitada por um raio de 100 mm em torno do ponto de impacto e a área demarcada por uma cota de 25 mm a partir da borda do vidro deve ser excluída da contagem dos fragmentos, bem como da seleção da maior partícula (figura abaixo).

formula2

 

Contagem: devem ser contados, separadamente, os fragmentos perimetrais (parcialmente contidos na máscara – figura cima) e depois os fragmentos centrais (totalmente contidos na máscara – figura abaixo).

fragmentos2

 

 

 

fragmentos3

 

 

 

Exemplo de possíveis fragmentos encontrados e como conta-los

exemplos-de-fragmentosO número de fragmentos perimetrais deve ser dividido por 2 e depois somado ao número de fragmentos centrais para obtenção do total de fragmentos do corpo-de-prova.

Total de fragmentos = (perimetrais ÷ 2) + centrais

 

Resultados
Após o ensaio, o vidro temperado será considerado aprovado se estiver de acordo com os critérios abaixo:

a) O resultado da contagem dos fragmentos para vidros temperados utilizados na construção civil deve atender ao disposto na tabela abaixo:

 

tabela

b)
O maior fragmento não pode exceder o comprimento de 100 mm;
c) O número máximo de fragmentos é 100, exceto em situações especiais requeridas pelo cliente;
d) O número mínimo de fragmentos para os vidros temperados utilizados na indústria moveleira (móveis e linha branca) é 60, independente da espessura.

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 567 (março de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

 

 



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters