Saiba quais são as tolerâncias dimensionais para espelhos

Definições estão presentes na norma ABNT NBR 15198
Por dentro das normasreportagens
Seu navegador não suporta a funcionalidade de áudio. Use um navegador mais recente para ouvir esta notícia.
Saiba quais são as tolerâncias dimensionais para espelhos

Os espelhos estão entre os principais produtos do setor de vidros planos – afinal, eles estão em praticamente todo lugar: como pequenas peças aplicadas acima da pia do banheiro ou no revestimento de paredes inteiras em halls de edifícios, por exemplo. Devido a essa onipresença, todo cuidado é necessário para garantir sua integridade e qualidade.

Como não poderia deixar de ser, esses produtos contam com uma norma técnica específica, a ABNT NBR 15198 — Espelhos de prata – Beneficiamento e instalação. Um dos pontos abordados nesse documento é a inspeção de peças beneficiadas, com a definição das tolerâncias para as medidas dos espelhos beneficiados em relação àquelas presentes na especificação da peça no projeto. Veja a seguir quais são elas.

O que são espelhos beneficiados?
Segundo a ABNT NBR 15198, trata-se de espelhos submetidos a processos destinados a dar à peça condições de ser utilizada. Algumas atividades do beneficiamento envolvendo esse material são corte limpo, lapidação, filetagem, biselamento, furos, recortes etc.

Como medir?
De acordo com a norma, as dimensões lineares de altura, largura e diâmetro devem ser medidas com trena graduada em milímetros.

Tolerâncias para as medidas de espelhos RETANGULARES:
Altura: ± 2 mm
Largura: ± 2 mm

Tolerâncias para as medidas de espelhos MODELADOS:
± 3 mm

Tolerâncias para a diferença entre as DIAGONAIS DE ESPELHOS RETANGULARES:

Continue a leitura após a publicidade

tabeladiagonais

 

Tolerâncias para FUROS E RECORTES:
Furos: ± 1 mm
Recortes: ± 2 mm

Como saber mais sobre as normas para vidros?
A Abravidro sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer as informações corretas sobre as determinações das normas técnicas para o uso do nosso material. Entre em contato!
Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 602 (fevereiro de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Cris Martins