Vidroplano
Vidroplano

Saiba qual vidro usar em janelas projetantes

22/11/2019 - 15h03

Você conhece os envidraçamentos projetantes móveis? São aquelas janelas que se projetam para o exterior, sendo a maxim-ar uma das mais conhecidas. Para garantir a segurança dessas instalações, é necessário prestar atenção às indicações da NBR 7199 — Vidros na construção civil – Projeto, execução e aplicações.

Quais os vidros permitidos?
Laminado;
Aramado;
Insulado
A peça interior do insulado (voltada para o lado de dentro) deve ser laminada ou aramada.

Temperado
Fique atento ao piso em que o temperado será instalado:

– No térreo e 1º pavimento, pode ser autoportante ou totalmente encaixilhado;

– Acima do 1º pavimento, deve ser totalmente encaixilhado e com projeção máxima limitada a 25 cm da face da fachada ou aba de proteção;

Float ou impresso (comum)
Para ambos os vidros comuns (float ou impresso), a área do vidro não pode exceder 0,64 m². Preste atenção também ao local da instalação:

– No térreo e 1º pavimento, deve ser encaixilhado ou colado em todo o perímetro;

– Acima do 1º pavimento, além de encaixilhado ou colado em todo o perímetro, sua projeção máxima deve ser limitada a 25 cm da face da fachada ou aba de proteção.

 

Atenção!

Em janelas projetantes móveis instaladas abaixo da cota de 1,10 m em relação ao piso em cada pavimento, apenas os vidros de segurança laminado e aramado podem ser aplicados.

 

Conheça melhor as normas para vidros
A Abravidro sedia o Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB37) e está à disposição para esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre as normas técnicas para o uso do nosso material:

Telefone: (11) 3873-9908
E-mail: cb37@abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters