Vidroplano
Vidroplano

Semeando normas vidreiras pelo Brasil

18/11/2016 - 15h28

Uma das principais ações da Abravidro em relação às normas técnicas vidreiras é a parceria com o Corpo de Bombeiros. A iniciativa faz parte do trabalho desenvolvido pela entidade para que a NBR 7199 — Vidros na construção civil — Projeto, execução e aplicações seja incluída nas instruções técnicas das corporações em todo o País. Recentemente, duas ações foram realizadas com esse objetivo.

Em 22 de setembro, representei a Abravidro na reunião com os oficiais do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais. O evento foi realizado no Clube dos Oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e reuniu mais de 250 membros de batalhões de todo o Estado. Alessandra Rodrigues, diretora-executiva da Amvid, também participou da reunião.

Na semana seguinte, no dia 28, visitei o Corpo de Bombeiros do Tocantins, na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-TO), em Palmas. Estiveram presentes oficiais especialistas em vistorias e análises de projetos de construção civil de vários grupamentos daquele Estado.

O conteúdo das palestras abordou os requisitos de aplicação do vidro de acordo com a NBR 7199, vidros de segurança e também vidros corta-fogo e para-chama. O objetivo é fazer com que os oficiais saibam identificar os tipos de vidro instalados e se eles estão de acordo com a norma no momento de analisar projetos e fazer a vistoria nas edificações, para a concessão do Habite-se, documento que atesta se o imóvel foi construído seguindo as exigências legais. As duas iniciativas contaram com a participação do consultor da Abividro, Luiz Jorge Pinheiro.

 

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro

 

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 527 (novembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters