Vidroplano
Vidroplano

Sesc Guarulhos ganha fachada e cobertura de vidros laminados

22/11/2019 - 14h30

As mais novas unidades do Serviço Social do Comércio (Sesc), em São Paulo, destacam-se pelo arrojo de seus projetos: arquitetura ampla e marcada por espaços integrados (tanto com o interior como com o exterior). E o recém-inaugurado prédio da instituição em Guarulhos, município da Região Metropolitana de São Paulo, também segue esse conceito. Com uma praça central revestida de vidro, tornou-se um marco de edifícios públicos que usam nosso material.

FICHA TÉCNICA
Autor do projeto: Dal Pian Arquitetos
Local: Guarulhos, SP
Conclusão: maio de 2019

Transparência vencedora
O projeto da Dal Pian Arquitetos venceu o primeiro concurso público de arquitetura promovido pelo Sesc, em 2009, cujo intuito era escolher o design do edifício que seria erguido nesse município. As obras começaram em 2014. Ao todo, são mais de 34 mil m² de área construída, espaço que engloba atividades culturais, esportivas e de ensino, saúde, recreação e lazer.

Localizada próximo ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, a unidade garante um cenário urbano coeso e unitário à região. Segundo a Dal Pian, o acesso ao edifício foi pensado para ser generoso, não intimidador, procurando gentilmente convidar o visitante ao conhecimento e uso de seus interiores.

As atrações estão distribuídas em três pavimentos. No térreo estão a central de atendimento, salas de exposições e ginásio de esportes. No piso intermediário ficam o teatro, o complexo aquático (coberto e descoberto) e a comedoria. Por fim, no andar superior encontram-se o centro de música, salas multiuso e a área para atividades físicas.

 

sesc guarulhos quadra

Com o céu acima
Apesar de toda essa grandiosidade, é uma estrutura fechada com vidro que surge como o principal espaço do complexo. Todos os andares se organizam ao redor da chamada Praça de Convivência, uma espécie de grande átrio com cobertura composta por grelhas metálicas, vidros laminados, extratores de ar e brises horizontais de alumínio perfurado. Funcionando como o maior centro de circulação de visitantes do edifício, seu objetivo é trazer luz natural aos corredores, passarelas e rampas dos pavimentos. É tão relevante que até mesmo o teatro e a comedoria têm partes voltadas para essa praça, provando seu papel de ligação entre os ambientes.

 

sesc guarulhos piscina

 

A Arqmate prestou consultoria para a especificação dos vidros e esquadrias ali presentes. Laminados (processados pela Blue Glass) são aplicados na cobertura, na fachada e em outros locais, de várias espessuras diferentes (6, 10 e 12 mm). A alemã Schüco forneceu perfis minimalistas para portas de correr, assim como a dormakaba, que está presente na obra com portas pivotantes e barras antipânico. A colagem das peças de nosso material nos caixilhos de alumínio (fornecidos pela Rissi) foi feita com silicones da Dow Corning.

Este texto foi originalmente publicado na edição 563 (novembro de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters