Vidroplano
Vidroplano

Silêncio trazido pelo vidro

21/06/2016 - 11h55

O seminário técnico VidroSom teve sua 8ª edição realizada no dia 18 de maio. Promovido pela Atenua Som, contou com a Abravidro e o Sindividros-RS entre seus apoiadores. Realizado no Hotel Deville, em Porto Alegre, o evento é conhecido por seu aspecto itinerante para permitir que informações e conhecimentos sobre acústica sejam levados a diferentes regiões do Brasil. Sua importância tem crescido cada vez mais — o conteúdo da sexta edição do seminário rendeu a série especial Caixa Acústica, publicada nas edições de março, abril e maio de 2015 de O Vidroplano.

As apresentações do 8º VidroSom focaram-se em inovações tecnológicas e estudos de casos sobre a capacidade acústica do vidro. Houve ainda um debate com a participação dos palestrantes e de Gilberto Ribeiro, presidente do Sindividros e primeiro vice-presidente da Abravidro, no qual a plateia pôde fazer perguntas sobre os assuntos abordados.

O seminário reuniu 85 participantes, incluindo especialistas em acústica, arquitetos, consultores e profissionais de esquadrias do Sul do País. “Foi um evento técnico muito bem realizado. O debate, no final, deixou claro que os participantes compreendem a importância do desempenho acústico, enquanto as perguntas que eles fizeram foram bastante pertinentes para aprofundar a troca de conhecimentos”, avalia Ribeiro.

De olho no desempenho acústico
Carlos Henrique Mattar, gerente de Marketing da Cebrace até o final deste mês (saiba mais em nota desta edição), abriu o evento analisando tecnicamente o desempenho acústico dos vidros e a evolução de sua aplicação em janelas e fachadas, com destaque para o valor agregado dos vidros laminados e insulados.

O desempenho acústico foi retomado na última palestra do evento: a engenheira Michele Gleice, diretora-técnica do Instituto Tecnológico da Construção Civil (Itec), exibiu um panorama geral das normas dessa área, além de apresentar resultados de ensaios e destacar a importância de se conhecer o desempenho acústico das esquadrias e informá-lo aos projetistas.

Evolução e benefícios do vidro
O empresário José Guilherme Aceto, diretor-geral da Avec Design, falou sobre as novas tendências e tecnologias para envidraçamento. Segundo Aceto, elas contribuem não só para a atenuação acústica, mas também para a vedação do espaço, controle luminoso e energético e uso racional dos materiais de sustentabilidade.

Atenção aos mínimos detalhes
Dentre os estudos de casos sobre soluções acústicas apresentados na palestra do empresário Edison Claro de Moraes, presidente da ProAcústica e diretor-comercial da Atenua Som, destacou-se o dos ruídos estridentes no hotel Unique, em São Paulo. “Foram feitas diversas medições, até que a situação foi resolvida graças à ‘lei da fresta’: segundo ela, 1 mm de fresta pode representar 10% de perda no isolamento”, enfatizou.

Conscientizando a próxima geração
O valor arrecadado com as inscrições para o 8º VidroSom foi doado ao Asilo Parque Cacique (de Porto Alegre) e à paulistana Nova 4E — Entidade Especializada em Pessoas Especiais. Os alunos da Nova 4E também participaram, juntamente com os estudantes do Colégio Estadual Olegário Mariano (da capital gaúcha), de um concurso de desenho com o tema A poluição sonora e minha vida. O objetivo do concurso foi conscientizar os alunos sobre os impactos da poluição sonora sobre as populações nas grandes cidades. Os vencedores foram os desenhos de Larissa da Silva Vieira, 10 anos, da Escola Olegário Mariano, e Dener Belizário, 24 anos, da Nova 4E.

Fale com eles!
VidroSom — www.vidrosom.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 522 (junho de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters