Vidroplano
Vidroplano

Softwares facilitam trabalho para vidraçarias

24/03/2023 - 09h24

Como você já deve ter visto clicando aqui, este mês O Vidroplano deu início a uma série de reportagens especiais sobre softwares voltados para processadoras vidreiras. Mas elas não são as únicas empresas do setor que precisam desses programas: existem os desenvolvidos especialmente para as atividades das vidraçarias.

A seguir, saiba como essas ferramentas digitais podem contribuir para o dia a dia de seu trabalho e conheça algumas das soluções disponíveis no mercado, além dos benefícios de cada uma.

Mais que um luxo, uma necessidade

Para Claudio Acedo Mansur, diretor-comercial da Casa Mansur, é uma questão de necessidade básica que qualquer empresa – incluindo vidraçarias – tenha seus processos integrados por meio de um software. “Antigamente, isso era considerado um luxo, mas hoje os clientes são mais exigentes, pedem respostas rápidas. Por isso, é praticamente impensável que um vidraceiro não conte com uma ferramenta de integração”, avalia.

A opinião é compartilhada por Priscila Kimmel, coordenadora-comercial da SystemGlass. “Não importa se a vidraçaria é grande ou pequena: estamos em um momento no qual quem não adotar ou modernizar seu negócio estará fora do mercado. Ficará cada vez mais difícil competir com quem já está conectado e está se profissionalizando e com quem consegue dar as respostas para os clientes em tempo real e manter sua agenda atualizada”, afirma. “Ou seja, instalar um software não é uma opção, é uma necessidade.”

Agilidade e organização

Essas são as duas principais vantagens do uso de um bom software – afinal, elas acabam “puxando” outros ganhos para o vidraceiro.

Carlos Santos e José Gonçalves Júnior, respectivamente, diretor e gerente de Desenvolvimento da SF Informática (conhecida pela marca GlassControl), ressaltam que essas soluções ajudam na elaboração de orçamentos, projetos e na gestão da vidraçaria. “É cada vez mais difícil atender as expectativas dos clientes em relação a prazos, qualidade e outros aspectos. Nesse sentido, além da agilidade, softwares também possibilitam a padronização e a organização dos processos e a redução de custos”, frisa Carlos.

Alexandre Gomes Nascimento, gerente-comercial do sistema Pegasus Corporate, da Softsystem, ressalta que a organização das tarefas contribui para a imagem de profissionalismo do negócio. “Em muitos casos, essas soluções permitem dispensar os papeis para orçamento, uma vez que todos os desenhos passam a ser feitos diretamente no sistema e, no caso de um programa para integração dos processos, haverá um melhor acompanhamento dos pedidos, pois eles ficam todos armazenados no software”, explica.

Para Homero Luz, consultor-comercial e de Marketing da ECG Sistemas, a organização e a agilidade trazidas por boas ferramentas digitais permitem que o gestor esteja ciente de tudo que está acontecendo em cada atividade sem precisar sair do sistema, contribuindo para que a vidraçaria possa aumentar seu faturamento e mensuração de lucro. “Tudo isso agrega valor aos produtos e serviços, tornando a vidraçaria mais qualificada em relação à concorrência. Até na hora do contato com o cliente, entregar a ele um orçamento feito pelo software é muito mais confiável do que anotar o valor em um cartão de visitas”, opina.

Identificando a solução ideal

Antes de ir atrás de uma ferramenta digital, é importante ter em mente quais as atividades do seu negócio para as quais elas serão necessárias. Carlos Santos e José Gonçalves Júnior, da GlassControl, apontam que os produtos podem abranger parcial ou totalmente os processos: alguns incluem tarefas individuais, como questões comerciais, relacionamento com o cliente ou agenda, enquanto outros oferecem uma solução completa.

Em alguns casos, dependendo das funções a serem atendidas e dos recursos disponíveis para a vidraçaria, uma possibilidade é a contratação de uma solução exclusiva para ela – esse foi o caso da Casa Mansur. “Optamos por desenvolver um software próprio, tanto de gestão de vendas como de gestão de produção e agendamento, integrando e unificando os departamentos e capaz de coordenar as demandas do nosso alto volume de clientes”, conta Claudio Mansur. Sua empresa usa uma solução que une desde a parte do recebimento da informação até a finalização do envidraçamento, passando também pelo pós-venda, integrando todos os departamentos (vendas, produção, estoque, contabilidade, pós-venda e atendimento) em um único sistema.

Apesar da particularidade no caso de sua empresa, Claudio observa que há muitos softwares no mercado que podem atender as necessidades dos vidraceiros. “Muitos deles estão disponíveis para o próprio gerenciamento das empresas, o que vejo hoje como sendo uma ferramenta fundamental, independentemente do tamanho da vidraçaria”, avalia.

Um ponto importante a considerar na escolha diz respeito à atualização de conteúdo e de funcionalidades das ferramentas digitais. “Além de contemplar todas as rotinas diárias do seu negócio, o software ideal para os vidraceiros precisa ser uma solução que está em contínua evolução, pois o mercado não para de crescer”, considera Priscila Kimmel, da SystemGlass.

Crédito: pch.vector/Freepik.com

Crédito: pch.vector/Freepik.com

Como aprender a usar?

Não adianta ter o melhor software instalado se você e sua equipe não souberem usá-lo. Por isso, é sempre importante consultar o desenvolvedor da solução para saber como aprender a lidar com ela – cada empresa oferece um treinamento que condiz com a configuração de seu produto.

“Nós oferecemos o treinamento virtual, pois ninguém é obrigado a nascer sabendo sobre tecnologia”, afirma Homero Luz, da ECG Sistemas. “Apesar de o ECG Glass ser de simples entendimento, ele possui uma estrutura completa. Por isso, para que o vidraceiro possa usufruir de todas as ferramentas disponibilizadas nele, é recomendado que faça as videoaulas e as quatro revisões remotas com o técnico especialista, sendo cada revisão de até duas horas.”

Por sua vez, a Softsystem disponibiliza vídeos aos seus clientes demonstrando como usar a solução oferecida. De acordo com Alexandre Nascimento, esse material apresenta as informações de forma simples, ajudando o vidraceiro a se familiarizar com as ferramentas digitais e a aprender rapidamente como utilizá-las.

Algumas soluções disponíveis no mercado

 

Software: ECG Glass
Desenvolvedor: ECG Sistemas
Como funciona
A estrutura do ECG Glass é grande e, por isso, dividida em seis módulos que podem ser escolhidos pela vidraçaria conforme suas necessidades (os valores de mensalidade para utilizar o produto variam de acordo com os módulos escolhidos). O software é voltado para acompanhar as atividades internas da vidraçaria e emitir ordem de serviço, entre outras funções. “O programa conta com onze versões diferentes de orçamento, uma biblioteca de projetos com mais de 2 mil tipologias editáveis para vidraçarias, esquadrias de alumínio e de PVC, já tendo os desenhos dos projetos, materiais cadastrados e fórmulas para calcular folgas e transpasses”, ressalta Homero Luz. “O usuário pode ainda criar novas tipologias de projetos de acordo com sua necessidade.”

O ECG Glass também conta com seções para controle financeiro e de estoque, elaboração de relatórios de venda e administrativos, bem como otimização no corte de perfis e de vidros por meio de inteligência artificial.

 

Software: GlassControl Vidraçaria
Desenvolvedor: SF Informática
Como funciona
Segundo a empresa, trata-se de uma solução completa para vidraçarias, contemplando desde o orçamento até a aprovação. O GlassControl Vidraçaria também possibilita a integração e troca de informações com as processadoras que utilizam o programa GlassControl Industrial. “Em alguns segundos, é possível selecionar o projeto, informar as dimensões, escolher o vidro, definir os detalhes das ferragens e das esquadrias de alumínio e gerar um orçamento assertivo que, se aprovado, já contém todas as definições para a produção”, explica o diretor Carlos Santos.

Outro diferencial é a flexibilidade dos seus processos, que podem tanto ser predefinidos no sistema como criados, movimentados e acompanhados pelo usuário.

 

Software: e-Vidraceiro
Desenvolvedor: Softsystem
Como funciona
O e-Vidraceiro é um software gratuito em que, de acordo com a Softsystem, a vidraçaria não precisa de conhecimento técnico para elaborar um projeto: basta saber exatamente a altura e a largura do vão a ser preenchido com o vidro. O sistema também conta com uma ferramenta de desenhos, com impressão e envio deles para o processador, eliminando os desenhos feitos a mão e facilitando o entendimento do pedido por parte da têmpera. “Disponibilizamos vários modelos que podem ser customizados pelos vidraceiros para atingir a sua satisfação. Além de informações da aplicação, desvios, modelos de fechamento e de ferragens, também é possível definir o tipo de instalação, furos, recortes e cantos”, orienta Alexandre Nascimento.

Por ser um sistema web, é possível acessar os projetos de qualquer lugar, incluindo dispositivos como tablets, smartphones ou notebooks.

 

Software: WebGlass App
Desenvolvedor: SystemGlass
Como funciona

O software é gratuito e foi criado para uso em celulares, tablets e totens de autoatendimento, com sistema operacional iOS e Android, para proporcionar mobilidade, agilidade e eficiência para os vidraceiros.

O sistema conta com diversas áreas: em “Agendamentos”, por exemplo, é possível marcar todos os seus compromissos e acionar notificações para entrega diretamente no WhatsApp do seu cliente ou do responsável pelo agendamento. Já em “Controle de Entregas”, têm-se a gestão e o acompanhamento da entrega dos pedidos. “Ali define-se se será necessário comprar peças ou se elas já estão no seu estoque, e marca-se com o cliente o agendamento para realizar a instalação”, orienta Priscila Kimmel.

Outros campos incluem “Comercial”, “Compras”, “Financeiro”, “Parceiro”, “Configuração”, “Estatísticas”, “Notificações” e “Ajuda” – neste último, é possível acompanhar tutoriais de videoaulas para aprender a usar o aplicativo, além de falar diretamente com a equipe da SystemGlass para tirar dúvidas.

 

Software: ERP ToolGlass
Desenvolvedor: SystemGlass
Como funciona
A solução é voltada para as vidraçarias que têm grande volume de processos e buscam a integração entre todos os seus departamentos. “Por meio do primeiro atendimento, a vidraçaria consegue realizar o controle da gestão dos seus orçamentos, identificando de maneira muita rápida as tomadas de decisões e ganhando assim um diferencial diante do mercado competitivo”, afirma Priscila.

O ERP ToolGlass conta com uma série de funcionalidades, como controle total sobre o fluxo de vendas com apresentação de orçamentos, envio automático de todos os pedidos e orçamentos para os clientes via e-mail, gestão completa de contas a pagar e a receber, fluxo de caixa, planos de contas, controle de estoques, emissor fiscal de Nota Fiscal Eletrônica (NFe) e de Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFC-e), entre outras.

Este texto foi originalmente publicado na edição 603 (março de 2023) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Crédito da foto de abertura: Freepik.com



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters