No mês passado, o volume de vendas faturadas de vidros processados (em m²) teve baixa de 0,7% na comparação com outubro, considerando o ajuste sazonal. Isso é o que aponta o Termômetro Abravidro de novembro – confira o estudo completo aqui. A marca representa “queda pequena” no volume de vendas. Após dois meses seguidos de crescimento, o setor vê uma pequena baixa no indicador, em um período conhecido por ser historicamente aquecido na venda de nosso produto.
“Infelizmente, o menor número de dias úteis em novembro (dezenove) foi determinante para o resultado. Para comparação, em outubro tivemos 23 dias úteis. Mesmo assim, é um desempenho frustrante, já que estamos no período de maior demanda por vidros ao longo do ano”, analisa o presidente da Abravidro, Rafael Ribeiro. “O acumulado de 2025 continua positivo (+7,2%). Agora é esperar para ver o que dezembro nos reserva: nos últimos três anos, o mês mostrou queda importante. Se isso se repetir, o resultado observado até agora será comprometido.”
A coleta de informações para a edição de novembro ocorreu nos primeiros dias úteis deste mês, por meio de formulário online, com total de 79 empresas respondentes.
O que é o estudo?
O Termômetro Abravidro, indicador lançado em 2022 pela entidade, permite ao setor acompanhar, mensalmente, o desempenho de vendas faturadas em m² da cadeia de processamento.
Importante
– O Termômetro Abravidro é um complemento do Panorama Abravidro, antes o único estudo econômico sobre a produção vidreira nacional;
– A apuração e consolidação dos dados do Termômetro estão a cargo da GPM Consultoria, também responsável pelo Panorama;
– Os dados são tratados com a mesma confidencialidade que caracteriza o Panorama e não são divulgados, sob hipótese alguma, informações individuais das empresas;
– A equipe da Abravidro não tem acesso às respostas – estas são direcionadas apenas aos economistas.







