Vidroplano
Vidroplano

Texto de norma ISO é enviado para consulta nacional

22/02/2022 - 10h41

A adoção da ISO 9050:2003 como norma brasileira relativa à transmitância solar do vidro está próxima de acontecer. O Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37) já enviou o texto da futura ABNT NBR ISO 9050 — Vidros na construção civil – Determinação de luz, transmissão direta solar, transmissão total de energia solar e propriedades relacionadas ao vidro para entrar em consulta nacional. Assim que o documento for disponibilizado no site da ABNT, os interessados poderão avaliar seu conteúdo por um período de 30 dias.

Normalizando a transmitância do vidro
Segundo Luiz Barbosa, coordenador da comissão de estudos responsável pela elaboração da ABNT NBR ISO 9050, a futura norma especifica os métodos de determinação da transmissão de luz e energia da radiação solar para vidros aplicados como elemento de fechamento nas fachadas das edificações. “Ela é aplicável tanto às unidades convencionais de vidros como à absorção ou reflexão de vidros de controle solar, utilizados como elemento de fechamento nas fachadas”, destaca Barbosa.

No documento técnico serão apresentadas fórmulas para as diferentes composições de vidros – ou seja, monolíticos, laminados e insulados. Além disso, os procedimentos gerais de cálculo são estabelecidos para as unidades constituídas por mais de um componente. “Esses dados característicos podem servir de base para cálculos de iluminação, aquecimento e ventilação de ambientes e devem permitir a comparação entre os diferentes tipos de vidro”, aponta Barbosa.

A nova norma, portanto, de acordo com o coordenador da comissão de estudos, irá colaborar para ratificar o que os especialistas de vidro vêm promovendo há muito tempo: o vidro, quando bem especificado, pode contribuir para a eficiência energética de edificações, mesmo em grandes percentuais de abertura de fachada (PAF).

Avaliando as propriedades do vidro
Um dos principais itens dentro da futura ABNT NBR ISO 9050 diz respeito à determinação dos parâmetros de caracterização do vidro, tais como:

– Desempenho das medições ópticas;

– Transmissão luminosa;

– Reflexão luminosa;

– Transmissão total de energia solar (fator solar do vidro);

– Transmissão UV (porcentagem de luz ultravioleta filtrada pelo vidro);

– Fator de dano à pele;

– Renderização de cores.

A norma também contém um anexo com exemplos dos procedimentos de cálculos.

Crédito da imagem: joyecheung/stock.adobe.com

Este texto foi originalmente publicado na edição 590 (fevereiro de 2022) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters