Vidroplano
Vidroplano

Tradição que se rende à modernidade

17/04/2019 - 17h09

Palácio do século 17 localizado em Paris recebe auditório com fachadas duplas de vidro

O Institut de France é uma entidade secular: desde 1795 administra centenas de instituições científicas e fundações de belas artes francesas, incluindo museus, castelos e palácios. O suntuoso prédio em que está sediado, na capital do país, é ainda mais antigo, sendo datado do século 17. A construção é um clássico do barroco parisiense — e acaba de ser renovada graças à tecnologia vidreira, ganhando recentemente um moderno auditório com fachadas duplas feitas com laminados gigantes de mais de 5 m de altura.

Ficha técnica
Autor do projeto: Atelier Marc Barani
Local: Paris, França
Conclusão: fevereiro de 2019

Deixa o Sol entrar

Auditorium de l'Institut de France, Paris
O espaço, com capacidade para 350 pessoas, leva em conta fatores estéticos pretendidos pelo autor do projeto, o arquiteto francês Marc Barani, como claridade e transparência. Por conta disso, o vidro extra clear foi o material escolhido para revestir as fachadas.

Com baixo teor de ferro em sua composição, possui massa sem o tom esverdeado tradicional do float comum, permitindo maior passagem de luz natural para os interiores. Para garantir o controle da iluminação, cortinas são usadas nas paredes. O resultado garante uma estética diferenciada, misturando a luminosidade artificial com a vinda de fora. Assim, a eficiência energética do prédio é favorecida, tornando-o mais agradável para seus frequentadores.

Segurança em dobro

IMG_20190219_104033
O visitante também pode ficar tranquilo em relação à segurança e ao conforto acústico do auditório. A obra conta com uma estrutura complexa e moderna, já mostrada nas páginas de O Vidroplano em algumas construções recentes: as fachadas duplas. Literalmente, trata-se de duas paredes envidraçadas separadas por uma pequena distância. Como o espaço receberá apresentações artísticas de variados tipos, isso ajudará a isolar acusticamente o ambiente.

A processadora espanhola Tvitec usou PVBs estruturais Sentryglas, fabricados pela multinacional Kuraray, para oferecer a resistência necessária aos laminados, de mais de 5 m de altura, contra possíveis atos de vandalismo.

Especificação técnica
Vidros usados:
Fachada interna: laminados extra clear 10 + 12,2 mm de espessura, com duas camadas de PVB;
Fachada externa: laminados extra clear 15 + 15.2 mm de espessura, com duas camadas de SentryGlas (0,89 mm cada).
Processadora: Tvitec

Este texto foi originalmente publicado na edição 556 (abril de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters