Vidroplano
Vidroplano

Um ano de muita expectativa

28/01/2021 - 11h21

domingos-jan20212021 começou e a lista de expectativas para os seus 365 dias é extensa. A primeira delas, acho que uma unanimidade, é em relação à vacina da Covid-19, tema que tem dominado o noticiário e vai continuar sendo uma preocupação até que tenhamos doses suficientes para todos, o que ainda deve demorar.

Mas no que diz respeito ao setor vidreiro, também são muitos os assuntos que vão atrair a atenção. O processo de revisão do antidumping do float é um deles. Aberto em dezembro de 2019, deve ser concluído no primeiro trimestre. A Abravidro vem acompanhando o andamento dos trabalhos desde o início da revisão e se manifestou favorável à manutenção da medida protetiva, conforme decisão tomada por seus diretores e representantes das entidades regionais afiliadas em assembleia realizada em junho passado.

Espera-se também para os primeiros meses deste ano o anúncio de novo forno de float no Brasil. Enquanto as informações oficiais não circulam, o mercado já especula onde será, qual a sua capacidade produtiva e quando começará a obra. Trata-se de uma aposta importante e demonstra que, apesar das dificuldades, o potencial de crescimento do mercado vidreiro brasileiro continua atraindo investimentos das empresas aqui instaladas.

E se o primeiro semestre promete decisões importantes, é aguardada para o segundo uma parada para reforma a frio em um dos fornos da Cebrace. Depois do trauma de 2017, quando uma reforma em forno da Guardian deixou o mercado desabastecido, a Abravidro já deixou bem claro às usinas que é responsabilidade de todas garantir o abastecimento do mercado doméstico e que devem estar preparadas para a empreitada.

A tudo isso, soma-se um cenário de expectativas positivas para o setor da construção civil e um certo grau de incerteza trazido pelo ambiente político e pelos desdobramentos da pandemia.

Um bom ano a todos e que 2021 nos traga muito trabalho e bons resultados para o setor vidreiro!

José Domingos Seixas
Presidente da Abravidro
seixas@abravidro.org.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 577 (janeiro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters