Vidroplano
Vidroplano

Um suporte importante para o vidro

21/03/2017 - 15h57

A versão original da NBR 14564 — Vidros para sistemas de prateleiras — Requisitos e métodos de ensaio é do ano de 2000. Portanto, já era hora de atualizar seu conteúdo, fato que aconteceu recentemente: no fim de fevereiro, a ABNT publicou a revisão do documento realizada pelo Comitê Brasileiro de Vidros Planos (ABNT/CB-37). O objetivo da comissão de estudos foi deixar o texto mais didático, além de rever as referências sobre cálculo para espessuras e modos de fixação.

Principais novidades
Novos tópicos essenciais para o uso de nosso material nesse tipo de produto agora fazem parte da NBR 14564. Confira alguns deles:
- Peças não retangulares: o cálculo da espessura de peças não retangulares agora é contemplado pela norma — vale lembrar que a espessura de peças retangulares já era abordada pela versão antiga.
- Fixação mecânica e química: prateleiras com fixação mecânica (feita por furos) e química (com o uso de adesivos e selantes) são cada vez mais comuns nas casas, lojas e escritórios brasileiros. Por isso, a comissão incluiu requisitos indicando como instalar essas duas modalidades.
- Lapidação ou filetagem dos cantos: outro destaque são os requisitos sobre o acabamento dos cantos expostos. Foram incluídas figuras ilustrativas que mostram como se deve realizar essa tarefa, minimizando as dúvidas sobre o processo.

Linguagem mais acessível
A atualização da escrita também se fazia necessária — afinal, eram dezessete anos da publicação original. Incorporamos termos usados hoje em dia, ao mesmo tempo que trabalhamos para deixar o texto sem expressões complexas e didático.

Além disso, foram estabelecidos os limites de tolerâncias da espessura das peças, levando em conta as normas dos vidros vigentes (como a de float, temperado e laminado) que ainda não existiam na época da primeira versão. Com isso, a NBR 14564 segue os demais requisitos do setor.

Adquira seu exemplar da norma
Todos os profissionais que realizam a instalação de prateleiras de vidro devem estar atentos às mudanças com a nova publicação. Para adquirir a norma, basta acessar o catálogo da ABNT: www.abntcatalogo.com.br.

Revisão da norma de esquadrias é publicada
As cinco partes revisadas da NBR 10821 — Esquadrias externas para edificações foram publicadas pela ABNT em fevereiro e já podem ser consultadas no site da associação. A principal novidade é a criação das partes 4 e 5, que abordam os requisitos adicionais de desempenho das esquadrias, incluindo desempenho térmico e acústico, além da instalação e manutenção dos produtos. Mais detalhes você vai conferir na próxima edição de O Vidroplano, em abril.

img_Clelia_final

 

Clélia Bassetto, consultora de Normalização da Abravidro

Fale com eles!
Abravidro — Tel. (11) 3873-9908 e cb37@abnt.org.br
ABNT — www.abnt.org.br

 

Este texto foi originalmente publicado na edição 531 (março de 2017) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters