Vidroplano
Vidroplano

Uma casa de vidro e concreto para a arte

21/03/2019 - 09h45

Os museus não são mais os mesmos de antigamente. Os prédios mais recentes deixaram de ter a aparência clássica, marcada pela arquitetura dos séculos 18 e 19, e ganharam formas mais simples, porém não menos atraentes. Agora, são amplos, clean e até mesmo futuristas — como é o caso de um dos principais exemplos dessa estética no mundo, o Museu do Amanhã, erguido no Rio de Janeiro, capa de O Vidroplano em fevereiro de 2016.

O Norval Foundation é outro prédio a seguir esse conceito moderno de museu. Mais parecido com um galpão do que um espaço para abrigar obras de arte, usa materiais como vidro, concreto e granito com o intuito de se destacar a distância em meio às colinas da Constantiaberg Mountain, formação rochosa localizada na Cidade do Cabo, capital legislativa da África do Sul.

Norval-Foundation_DaveSouthwood-7

Ficha técnica

Autora do projeto: dhk Architects

Local: Cidade do Cabo, África do Sul

Conclusão: abril de 2018

Suporte transparente

A grande fachada envidraçada é constituída de temperados laminados com função estrutural, ou seja: totalmente com nosso material, incluindo as colunas de sustentação — que também têm placas laminadas. As peças são fixadas umas às outras por ferragens do tipo spider.

A obra como um todo é um jogo de contradições: seu formato retangular, com paredes grossas, dá a sensação de enclausuramento, ao mesmo tempo que a fachada integra o edifício ao ambiente natural, formado por colinas, vinhedos e brejos. Para reforçar essa noção, as galerias e espaços de circulação são voltados para esse lado da obra.

Norval-Foundation_DaveSouthwood-15

Conceitos elaborados

Criado pelo escritório sul-africano dhk Architects, o edifício tem duas finalidades: proteger o acervo e maximizar a visão que os visitantes têm das paisagens ao redor.

Norval-Foundation_DaveSouthwood-3

Quem entra no museu será guiado por um restaurante e uma loja até chegar à recepção, que direciona para o átrio central, onde é possível acessar as diferentes salas de exposição. Um terraço corre por toda a extensão do prédio, conectando-o aos jardins — outra prova de que a integração é uma constante em cada pedaço do projeto. O espaço contém ainda um anfiteatro, escritórios, biblioteca, bar, playground para crianças e área para piquenique.

Norval-Foundation_DaveSouthwood-14

Especificação técnica

Vidros usados nas fachadas: temperados laminados estruturais, fixados por sistema spider

Este texto foi originalmente publicado na edição 555 (março de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters