Vidroplano
Vidroplano

Vidro é destaque em spa de hotel austríaco

20/08/2020 - 10h23

Imagine relaxar em um spa luxuoso e, ainda por cima, ter a vista da montanha Zugspitze, com cerca de 3 mil m de altura, na fronteira entre Áustria e Alemanha. Pois é isso que os visitantes do Mohr Life Resort encontram: desde o fim de 2018, o hotel conta com espaço para relaxamento que usa o vidro, além do concreto, com o objetivo de dialogar com o ambiente externo.

spa2

 

Ficha técnica
Autor do projeto: Noa – Network of Architecture
Local: Lermoos, Áustria
Conclusão: outubro de 2018

Integração total
O Mohr Life Resort está localizado no vale Ehrwalder Becken, região do Tirol, uma das mais belas da Europa central, reconhecida por suas montanhas, lagos e pequenas fazendas que mais parecem saídas de quadros do século 19. E o escritório ítalo-alemão de arquitetura Noa – Network of Architecture apostou exatamente na interação com a natureza na hora de construir o spa do empreendimento.

spa3

 

A obra foi pensada considerando a inclinação do terreno. Por isso mesmo, divide-se em duas partes distintas: uma mais elevada (compreendendo as salas individuais, saunas e outros espaços a serem usados pelos clientes) e a inferior (formada pela área da piscina que se abre para o exterior). “A Zugspitze sempre foi nossa inspiração para o projeto. Nós o concebemos como uma arquibancada, um local ideal para admirar a beleza da montanha”, explica o arquiteto Christian Rottensteiner, um dos responsáveis pelo projeto. “Nosso desafio frequente é criar estruturas que expandam e intensifiquem a percepção dos espaços, transformando as emoções dos usuários.”

spa5

 

Casamento perfeito
Segundo o Noa, os dois principais elementos da estrutura estão em constante diálogo com o ambiente: o cimento oferece contornos ao prédio e pode ser imediatamente reconhecido na fachada, na parte destinada à piscina e nos elementos ao ar livre (como os jardins e caminhos para pedestres). Já o vidro atua com sua transparência e característica espelhada para criar uma conexão entre o edifício e seus arredores.

Essa ligação se dá por conta de um efeito único e encantador, somente atingido com nosso material. Ao refletir as diferentes formas existentes no vale Ehrwalder Becken, ele faz com que o prédio se transforme numa espécie de pintura gigante em constante movimento — fato reforçado também pelas águas da piscina. Numa olhada rápida, o prédio até pode ser confundido com uma estrutura natural.

Este texto foi originalmente publicado na edição 572 (agosto de 2020) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters