Vidroplano
Vidroplano

Vidro em Ação leva novos ensaios à Glass 2024

28/06/2024 - 18h20

Toda vez que a Glass South America monta o Vidro em Ação, é sempre um sucesso de público – e a 4ª edição desse espaço não foi exceção: a cada horário em que os ensaios de segurança e resistência dos vidros temperado e laminado começavam, os visitantes paravam para ver as demonstrações realizadas pelos técnicos do Laboratório Falcão Bauer da Qualidade, parceiro da Abravidro e da NürnbergMesse Brasil na iniciativa.

A atividade foi apresentada por Vera Andrade, coordenadora técnica da Abravidro e uma das instrutoras do Educavidro. “Fazer os ensaios ao vivo é importante porque as pessoas que vão à Glass conseguem esclarecer dúvidas e entender por que esses testes são realizados, como são feitos e qual o comportamento que o vidro de segurança precisa apresentar”, explica.

Estreias na Glass 2024
O Vidro em Ação deste ano atualizou o ensaio de impacto de pêndulo para classifictação de segurança de laminados de acordo com a revisão da ABNT NBR 14697 — Vidro laminado, publicada no ano passado. A versão atual dessa norma também incluiu um teste complementar (Método B), que consiste no impacto por queda de esfera – e é claro que os visitantes da Glass 2024 também puderam vê-lo sendo realizado.

Outra novidade foi a quebra de vidros aplicados em guarda-corpos. “Com ela, buscamos demonstrar definitivamente por que não se pode usar vidro temperado monolítico nesses sistemas – ao quebrar, ele deixa o vão do guarda-corpos aberto e deixa de oferecer a segurança que o sistema precisa trazer”, enfatiza Vera. “Por isso, o vidro correto para guarda-corpos é sempre o laminado, que pode ser feito com peças comuns ou temperadas”.

Parcerias em prol da segurança
Ao longo dos quatro dias de evento, Vera foi acompanhada nas demonstrações por alguns convidados especiais, como Gi Matos, a primeira influencer digital do setor vidreiro, a engenheira Iza Valadão, professora de Materiais de Construção e Sustentabilidade, e o arquiteto Matheus Gervasio Costa. “Vidro não é tudo igual – e também não quebra da mesma forma”, apontou Gi Matos, convidando os espectadores para martelar amostras de vidro temperado e laminado para ver de perto a resistência e o comportamento de quebra de cada um.

Iza, por sua vez, destacou a importância da iniciativa de levar conhecimento ao segmento da construção civil. “É muito bacana deixar claro que estar em consonância com as normas é fundamental também para resguardar os engenheiros e profissionais dessa área.” Matheus também considerou a ação fundamental para especificadores do nosso material. “Entendo que as demonstrações são fundamentais para elevar nosso conhecimento técnico. Além disso, a realização de testes práticos nos dá a oportunidade de vivenciar e ver na prática os danos que eles podem causar caso sejam usados de forma incorreta.”

Além dos ensaios, a programação do Vidro em Ação levou aos visitantes dicas valiosas sobre normas técnicas, ensaios, venda e instalação de sistemas de guarda-corpos e de envidraçamento de sacada por meio de palestras apresentadas por Vera Andrade em conjunto com um time de peso composto por Jesse Latzak, supervisor-operacional do Laboratório Falcão Bauer; Vinícius Braga, diretor-comercial da TecVidro; e Clélia Basseto, analista de Normalização da Abravidro. Houve ainda tempo para sortear exemplares das normas técnicas da ABNT, contribuindo para o objetivo de todas as partes envolvidas na disseminação de conhecimento para o setor – o que beneficia todos os elos da nossa cadeia, do fabricante ao usuário final.

falandoemnormas2-jun2024

Este texto foi originalmente publicado na edição 618 (junho de 2024) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.

Foto: Marcos Santos e Meryellen Duarte



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters