Vidroplano
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Vidros são destaque na Casa Cor São Paulo

20/10/2021 - 11h50

Desde o ano passado, O Vidroplano comenta sobre a possibilidade de nosso material se tornar um elemento ainda mais importante para o design de interiores. Isso por conta de suas propriedades, as quais dialogam com o momento em que vivemos: facilidade de limpeza, capacidade de isolar ambientes permitindo a interação visual e durabilidade na comparação com outras matérias-primas. E, no retorno presencial da principal mostra de arquitetura das Américas, a Casa Cor São Paulo, arquitetos e designers confirmaram na prática a preferência por vidros e espelhos – seja por meio de tendências inéditas ou pelo resgate de conceitos tradicionais com um toque de inovação.

A seguir, você confere a primeira parte da cobertura do evento, realizado pela primeira vez no Parque Mirante, anexo ao estádio Allianz Parque. No mês que vem, traremos mais destaques envolvendo nossos produtos. E se você está na capital paulista e quer ver a mostra ao vivo, dá tempo de visitá-la: ficará aberta até 15 de novembro – só não esqueça a máscara e o passaporte de vacinação contra a Covid-19

Tendências para ficar de olho
Alguns novos padrões foram percebidos pela equipe da revista durante a visita à Casa Cor, revelando soluções que em breve devem ser reproduzidas em residências, escritórios e outros espaços.

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Espelhos orgânicos
Em banheiros e cozinhas, o clássico espelho retangular ou quadrado está caindo em desuso. Inúmeros arquitetos apostam nesses itens em formas livres e orgânicas. É como se fossem recortados sem preocupação geométrica, oferecendo uma estética mais fluida ao local – igual ao encontrado na Casa Ninho (foto 1), da SP Estudio. Chama a atenção também a presença de espelhos côncavos ou convexos emoldurados, o que ajuda a distorcer os reflexos do ambiente: o Aconchegos Portinari, da Très Arquitetura, tinha um desses (2), fornecido pela Olho Móveis. E mesmo os tradicionais espelhos redondos têm algo de especial, como aquele com moldura de madeira (3), da Líder Interiores, instalado no Espaço Kairós, de Érica Salgueiro Arquitetura e Decoração.

 

 

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Tampos artísticos
O temperado deu lugar a outros tipos do material em vários tampos de mesa encontrados por lá – muitos deles, inclusive, desenvolvidos por artistas. Bem no meio do Hall e Escadaria, da arquiteta Flávia Cardim, está a mesa de centro Brejo 02 (4), criada pelo designer Vinícius Cabral com uma peça do vidro Martelado, da Cebrace. A chapa, recortada pela Barueri Móveis, ganhou pintura manual imitando ovos de rã em cada saliência da superfície. Outros vidros texturizados são opções constantes, presentes em duas mesas laterais (5) do Living do Apartamento, de Paulo Azevedo. Essas peças, já antigas, chamaram a atenção do arquiteto durante uma visita à própria marcenaria em que os móveis foram feitos.

 

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Luz natural
A interação entre interiores e exteriores é outra marca da Casa Cor São Paulo 2021, principalmente pela instalação de claraboias com o objetivo de banhar os ambientes com luz natural. A Casa Alma Duratex, do Studio Melina Romano, tem uma instalação assim (6).

Maior presença de cores
Em outras edições da mostra, era comum ver peças pintadas, principalmente em cores neutras, como preta ou branca. Este ano, uma novidade bem-vinda são as peças transparentes de diferentes tons. O espaço de Brunete Fraccaroli, por exemplo, conta com chapas na cor champanhe (veja no quadro “Fazendo jus ao nome”, mais abaixo), enquanto vários outros usam espelhos bronze.

 

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Obra-prima
Placas coloridas de vidro derretido encontram-se suspensas por cabos de aço (foto) bem no meio do Estúdio Liberdade, de Pedro Luiz de Marqui. A estrutura, montada em parceria com o designer Lucas Recchia, vai ao encontro do objetivo do arquiteto de quebrar barreiras entre arte, design e arquitetura: ao mesmo tempo que é uma obra artística a ser apreciada pelos visitantes, também desempenha a função de delimitar as áreas social e íntima do ambiente.

 

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Fazendo jus ao nome
O Simplesmente Dourado, assinado por Brunete Fraccaroli, não tem esse nome à toa: a cor se faz presente em diversos pontos do espaço. Destaque para dois boxes de banheiro (foto) feitos com Habitat Refletivo Champanhe temperados 10 mm, da Cebrace, fornecidos e instalados pela Penha Vidros. O fechamento da abertura ao lado foi feito com laminados incolores 5+5 mm, enquanto a parede interna é revestida com espelhos cristal prata 6 mm, também da Cebrace.

 

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Deixa a luz entrar
Uma claraboia envidraçada (foto) se estende por toda a lateral da Casa Tempo, de Ticiane Lima. A instalação emprega laminados 4+4 mm do vidro de controle solar ClimaGuard SunLight, da Guardian, permitindo o amplo aproveitamento da luz natural enquanto proporciona conforto térmico e traz ainda a sensação de amplitude ao espaço. Na saída, a porta é de temperado incolor 8 mm, também da Guardian. Todas as peças foram instaladas pela Vidros Quitaúna.

 

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Transparência por todos os lados
A Casa Égide, do Studio Ro+Ca, é uma das instalações com mais aplicações envidraçadas da mostra. Já na entrada, grandes portas de correr com temperados incolores 8 mm, da Vivix, dão as boas-vindas aos visitantes. O mesmo vidro foi utilizado nos fechamentos dos dois jardins de inverno, responsáveis por levar natureza para dentro do local. Vários pequenos móveis completam a transparência: no quarto, está a mesa Caco Nº01, criada pelo designer Lucas Recchia e fornecida pela Firma Casa, com tampo de vidro grosso texturizado, além de pequenos aparadores do designer Jader Almeida.

 

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Experiência envidraçada completa
A arquiteta Débora Aguiar não poupou vidro em todas as áreas de sua Riserva Todeschini. A fachada já mostra ao visitante a presença maciça do material: são de laminados incolores 5+5 mm. Na cozinha, uma das paredes é revestida de espelho bronze 4 mm, oferecendo a sensação de o ambiente ser mais amplo do que já é. Para enfeitar ainda mais esse cômodo, as portas do armário da Todeschini contam com vidros serigrafados em um padrão sóbrio marcado por linhas, e o backsplash, espaço atrás da pia, tem revestimento de espelho bronze 4 mm. E ainda não acabou: na parte dos fundos, fica o closet, inteiramente decorado por guarda-roupas com portas e prateleiras de float incolor 4 mm com películas refletivas da 3M (esse mobiliário também é da Todeschini). Todos os vidros foram fornecidos e instalados pela Efeito Cristal.

 

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Tecnologia à mão
Na Casa LG ThinQ, do Estúdio Guto Requena com Pax Arquitetura, o conceito de “residência inteligente” pode ser encontrado no uso de eletrodomésticos modernos da multinacional sul-coreana, incluindo alguns com acabamento de vidro – como o ar-condicionado Artcool Gallery, que funciona como se fosse um grande porta-retratos personalizável, e o closet inteligente Styler. Feita de compensado naval, a estrutura do local ganhou fachadas envidraçadas frontais e traseiras com chapas da Guardian, montadas pela Vidros Quitaúna. As esquadrias de alumínio dali são da Unibox.

 

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Jogo de reflexos
O banheiro Perspectivas, de Gabriela Mendes, é um dos espaços mais interativos da mostra deste ano. Ao entrar, você se depara com paredes revestidas por espelhos 6 mm (fornecidos pela Cebrace e processados pela Sanglass), em formato orgânico. Uma das paredes tem uma inscrição com as letras de trás pra frente. Olhando para o espelho da pia, não é possível desvendar seu significado; somente nas chapas instaladas nas laterais se consegue ler a frase da forma correta. Esse jogo de reflexos criado pela arquitetura brinca com o nome do próprio ambiente, cujo objetivo é fazer o visitante refletir sobre novas possibilidades de ver o mundo.

Este texto foi originalmente publicado na edição 586 (outubro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



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