Vidroplano
Vidroplano

Volátil ou vulnerável?

01/06/2021 - 11h51

domingos-maio2021Estamos prestes a encerrar o primeiro semestre de 2021 e o mercado continua extremamente volátil, como tem sido desde o início da pandemia no Brasil. Se no ano passado a indisponibilidade de vidro afetava alguns, agora a situação se inverteu. Com o recrudescimento da pandemia e a desaceleração do ritmo da construção civil, já estamos assistindo à derrubada dos preços do material, mesmo após o reajuste anunciado pelas usinas no início de maio.

Não é novidade ver esse tipo de reação – guerra de preços – quando experimentamos uma retração na demanda pelo nosso produto. Também não é novidade o dano que essa prática causa ao mercado, deixando todos nós vulneráveis. Não à toa, o preço médio dos principais vidros voltados para a construção civil, o temperado e o laminado, registraram queda mais uma vez em 2020, como mostra o Panorama Abravidro, que vem encartado nesta edição da revista O Vidroplano.

Apesar dessa queda, o faturamento da indústria de processamento teve resultado positivo no ano passado, assim como o volume produzido, a mão de obra empregada e a produtividade. Sim, 2020, apesar de tudo, colocou o setor vidreiro novamente na rota do crescimento. O mercado pediu e a indústria de transformação mostrou sua capacidade de entregar.

Há dez anos, a Abravidro mensura e divulga os principais indicadores do setor vidreiro. Os números nos ajudam a entender a performance do setor e também a comparar os resultados das nossas empresas com a média do segmento, dando-nos elementos para planejar rotas para nossos objetivos e também, se necessário, corrigir rumos. Não deixe de conferir os resultados e buscar entender de que forma esses dados podem contribuir para o dia a dia dos seus negócios. Aproveito para registrar meu agradecimento a todas as empresas que atendem nosso chamado e respondem ao nosso questionário, ano a ano, colaborando com esse importante projeto.

Este texto foi originalmente publicado na edição 581 (maio de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters