De acordo com a Sondagem Especial: Condições de Acesso ao Crédito em 2025, pesquisa divulgada nesta segunda-feira (19) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), oito em cada dez empresas industriais enfrentaram dificuldades para obter crédito no ano passado. Os juros elevados foram apontados por elas como o principal obstáculo ao financiamento no País.
O levantamento aponta que 80% dos empresários que tiveram problemas para acessar crédito de curto ou médio prazo (até cinco anos) citaram os juros altos como o maior entrave. Em seguida, aparecem a exigência de garantias reais, como imóveis ou máquinas (32%), e a falta de linhas de crédito adequadas às necessidades das empresas (17%). O cenário se repete no crédito de longo prazo, acima de 5 anos: 71% dos industriais atribuíram as dificuldades aos juros elevados, enquanto 31% mencionaram a exigência de garantias e 17% citaram a ausência de linhas compatíveis com seus projetos de investimento.
Maria Virgínia Colusso, analista de Políticas e Indústria da CNI, avalia que a atual política monetária é bastante restritiva e encarece o crédito. Ela acrescenta que, com a Selic em 15% ao ano e juros reais em torno de 10%, o financiamento fica mais caro e desestimula investimentos em expansão e inovação.
A Sondagem Especial ouviu 1.789 empresas industriais de 1º a 12 de agosto do ano passado. Desse total, 713 são de pequeno porte, 637 de médio porte e 439 de grande porte.






