Vidroplano
Vidroplano

8º Prêmio Saint-Gobain Asbea anuncia vencedores

27/09/2021 - 10h12

A cerimônia de anúncio dos trabalhos vencedores do 8º Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura foi transmitida em 25 de agosto. Assim como no ano passado, a premiação – que teve a Abravidro entre seus apoiadores – foi realizada em formato online, devido à pandemia da Covid-19.

Essa foi a 1ª edição do evento promovida em conjunto pelo Grupo Saint-Gobain e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea). Em discurso na abertura da cerimônia, Renato Holzheim, diretor-geral da Saint-Gobain Produtos para Construção, destacou que a parceria com a entidade é um indicativo do fortalecimento da premiação junto ao segmento de arquitetura, com cada vez mais trabalhos sendo enviados por profissionais e estudantes da área.

A seguir, O Vidroplano apresenta alguns dos trabalhos premiados em que o vidro se destaca.

 

AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS – TERMINAL INTERNACIONAL DE PASSAGEIROS
Escritório: Biselli Katchborian Arquitetos Associados
Cidade: Florianópolis
Prêmios recebidos: Melhor Projeto da Edição; 1º lugar na modalidade Edificação Institucional (Categoria Profissional)

arquitetura-e-design2

 

O vencedor do 8º Prêmio Saint-Gobain Asbea de Arquitetura é ao mesmo tempo moderno e integrado à natureza ao seu redor. Nosso material desempenha papel importante para esse objetivo, aliando transparência ao conforto térmico: no meio-fio de embarque e desembarque, um grande plano de vidro — com laminados de peças de controle solar Neutral 70 da Guardian e interlayer de PVB Smoke Grey da Eastman — cruza a vegetação à sua frente e integra a paisagem catarinense ao terminal. Já os planos envidraçados voltados para o pátio de aeronaves, compostos de laminados de controle solar Neutral Plus 50 Clear, também da Guardian, possibilitam aos passageiros e visitantes assistir aos pousos e decolagens com um beiral aumentando a proteção em relação à claridade natural.

 

LOJA CONCEITO DA DENGO
Escritório: Matheus Farah Manoel Maia Arquitetura
Cidade: São Paulo
Prêmios recebidos: Destaque – Inovação; 1º lugar na modalidade Edificação Comercial – Categoria Profissional

arquitetura-e-design3

 

Embora o júri da premiação tenha destacado o uso da madeira nessa loja da Dengo Chocolates, o vidro também chama atenção. A obra conta com uma fachada toda envidraçada, com laminados 6+6 mm compostos de peças Cebrace Extra Clear em ambos os lados, com interlayer de PVB incolor, proporcionando a integração visual completa da loja com a paisagem arborizada do lado de fora. Já no terraço, vidros de controle solar Sunlight Neutro incolor (12 mm), da Guardian, permitem o aproveitamento da iluminação zenital (isto é, a passagem de luz natural por aberturas na cobertura) ao mesmo tempo que protegem o interior do espaço da entrada de calor e de raios ultravioleta.

 

ÁGORA MOB
Escritório: Estúdio Módulo de Arquitetura
Cidade: Joinville (SC)
Prêmio recebido: 1º lugar na modalidade Projeto Comercial – Categoria Profissional

arquitetura-e-design4

 

O projeto do edifício Ágora MOB é parte do planejamento do maior parque empresarial multissetorial da América Latina, vindo na sequência da construção do primeiro edifício e sede da iniciativa. A construção é fechada por vidro e pele de telha perfurada nas faces Leste e Oeste, com rasgos estratégicos na fachada que demarcam acessos, áreas comuns e salas especiais. Na face Norte, a telha perfurada é montada como brise horizontal. Na face Sul, a pele de vidro tem modulação variada, criando dinâmica na fachada.

 

AEAS – SEDE DA ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS E ARQUITETOS DE SOROCABA
Escritório: Estúdio Módulo de Arquitetura
Cidade: Sorocaba (SP)
Prêmio recebido: Destaque Asbea de 2 mil até 10 mil m²

arquitetura-e-design5

 

A ideia para o projeto da nova sede da AEAS é traduzir a missão da instituição — desenvolver e difundir conhecimento científico — como um local para experiências técnicas e de materialidades, de modo a ser ela mesma a exposição permanente das soluções estudadas e aplicadas. A estrutura em formato de barra horizontal em que se encontram os ambientes de trabalho é revestida de painéis de vidro e tem para proteção solar uma tela tensionada composta por poliéster e PVC, material que remete à história de Sorocaba como polo da indústria têxtil. A aplicação do nosso material também é prevista em diversas outras partes da obra, como o uso de temperados no lugar de divisórias das salas e no fechamento da recepção e o de laminados nas portas deslizantes na entrada da edificação.

 

PUERI DOMUS PERDIZES
Escritório: Perkins&Will
Cidade: São Paulo
Prêmio recebido: 3º lugar na modalidade Edificação Institucional – Categoria Profissional

arquitetura-e-design6

 

A nova unidade da Escola Bilíngue Pueri Domus em São Paulo já foi mostrada na edição de maio deste ano em O Vidroplano. A parte superior da fachada da edificação combina vidros e brises de madeira, permitindo luz e sombreamento em seus interiores ao mesmo tempo. Nosso material, também utilizado como divisórias nas salas de aula, tem o objetivo de incentivar os alunos a treinar a concentração, visto que o artifício permite a visualização do movimento nos corredores.

Este texto foi originalmente publicado na edição 585 (setembro de 2021) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters