Vidroplano
Vidroplano

Todo mundo de olho no boxe

16/12/2016 - 16h48

Quem conhece o programa De Olho no Boxe (leia mais no final da reportagem) ou lê O Vidroplano já sabia: boxes de banheiro feitos com vidro são extremamente seguros, mas precisam passar por manutenção preventiva uma vez por ano ou sempre que alguma falha for detectada. Mesmo assim, muitos usuários do produto ainda não estão atentos a essa questão, o que pode gerar quebras do vidro.

No final de novembro, a carioca Daniela Chaseliov relatou em uma postagem no Facebook que a porta do boxe estourou e causou ferimentos leves a seu filho de seis anos. A publicação viralizou na rede social, alcançando mais de 120 mil compartilhamentos e inspirando novas reportagens sobre o tema em muitos veículos de comunicação.

A Blindex, fabricante do produto, foi até o local do acidente, fez uma avaliação da instalação e constatou que o perfil de alumínio que recebia a porta quando fechada estava amassado, sendo portanto, a provável causa da quebra. Daniela informou que o apartamento é alugado e que segundo o proprietário do imóvel, o boxe foi colocado há dez anos, sem ter passado por manutenção.

Um dos programas que resolveu abordar o tema foi o É de casa, exibido ao vivo em rede nacional pela Rede Globo no dia 10 de dezembro. Os quase quinze minutos de entrevista contaram com a participação de Celina Araújo, superintendente da Abravidro, o engenheiro civil e especialista Wellington Castro, Daniela Chaseliov e seu filho João Guilherme.


globo3Vidro: muito mais seguro do que se imagina

Logo no início, Celina enfatizou para o apresentador Zeca Camargo e para Daniela que o índice de quebra de vidros em boxe de banheiro é muito baixo comparado ao total de unidades vendidas ao ano, alcançando 0,07% — e apenas 0,05% das quebras causam ferimentos ao usuário.

“Costumamos nos atentar somente ao vidro, mas o boxe é um conjunto formado pelo vidro e seus demais componentes, que sofrem desgaste natural pelo uso”, explicou Celina. Para que o produto funcione, ela ressaltou que os boxes devem passar por revisão a cada doze meses, conforme determinado pela norma NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança.


Atenção para o seu boxe!

Para ajudar as pessoas a identificar os principais problemas em seus boxes, Celina deu algumas dicas:

  • As folhas de vidro não podem apresentar lascas ou irregularidades em suas bordas;
  • A movimentação das portas não pode apresentar qualquer esforço adicional (se isso acontecer, é sinal de que ela pode estar em contato com o piso ou outro material rígido);
  • A estrutura dos boxes precisa estar firme;
  • A guia inferior da porta de correr não pode estar ressecada ou quebrada;
  • A porta de correr não pode se movimentar sem estar sendo manuseada;
  • O puxador da porta de correr não pode encostar na folha fixa do boxe.

 

globo2

O vidro correto e a película de segurança
A reportagem também mostrou que, de acordo com a NBR 14207, apenas laminados ou temperados (com o opcional da película de segurança) podem ser usados. No caso dos temperados, Zeca Camargo bateu cinco vezes com o martelo em uma peça para quebrá-la, quando foi mostrada sua fragmentação em pequenos pedaços, o que dificulta a ocorrência de ferimentos graves.

Wellington Castro demonstrou a performance de quebra do boxe de temperados com película de segurança, que deve reter os estilhaços por no mínimo duas horas após a quebra e precisa permitir pelo menos uma abertura e um fechamento da porta.

Nesse momento, Celina fez outro alerta: para o desempenho esperado, a película deve ser aplicada em toda a superfície do vidro, incluindo a parte que fica sob os perfis de alumínio.

 

‘De Olho no Boxe’ em destaque
O programa De Olho no Boxe também apareceu na reportagem. Agora com parceria firmada com as empresas Brisa Vidros e Tec-Vidro, ele visa divulgar a importância da manutenção periódica. O site www.deolhonoboxe.com.br conta com áreas para consumidores e vidraceiros.

deolhonoboxe-vidraceiro

Para vidraceiros

  • Manual de uso do boxe a ser entregue aos clientes, conforme determina a norma
  • Vídeo com checklist da manutenção do boxe
  • Fôlder com dicas para a manutenção
  • Cartaz de alerta ao cliente para ser colocado na vidraçaria
  • Checklist e planilha de controle para oferecer a manutenção aos clientes antigos
  • Área de cadastro para anúncio gratuito da vidraçaria

 

 

 

 

 

deolhonoboxe-consumidor

Para os consumidores

  • Lista de vidraçarias que realizam manutenção de boxes
  • Ferramenta de lembrete para a data da próxima manutenção preventiva do boxe
  • Manual de utilização
  • Dicas para identificação de problemas no boxe

 

 

Apoio

Sua empresa também pode ser parceira do De Olho no Boxe!
Fale agora com a Rosana Silva
rsilva@abravidro.org.br

Fale com eles!
Abravidro — www.abravidro.org.br
Brisa Vidros — www.brisavidros.com.br
De Olho no Boxe — www.deolhonoboxe.com.br
‘É de casa’ — gshow.globo.com/programas/e-de-casa/
Tec-Vidro — www.tecvidro.com.br

Este texto foi originalmente publicado na edição 528 (dezembro de 2016) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista clicando aqui



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters