Vidroplano
Vidroplano

Norma aponta quais os tipos de vidro permitidos em boxes de banheiro

19/06/2019 - 11h50

Um dos produtos mais populares de nosso mercado, o boxe com vidro ajuda a remodelar a estética de um banheiro, permitindo abordagens inovadoras na decoração e arquitetura desse ambiente. Porém, nada disso vale se o vidro aplicado não for o correto segundo as normas técnicas vidreiras.

O documento que regulamenta esse sistema, a NBR 14207 — Boxes de banheiro fabricados com vidros de segurança, é bem claro em relação ao que pode ser instalado para garantir o bem-estar de todos os usuários (seu próprio nome já indica as determinações). Para acabar com todas as dúvidas, confira quais os tipos permitidos pelo documento.

Temperado
O vidro passa por um processo de aquecimento e resfriamento rápido (a têmpera). Assim, torna-se até cinco vezes mais forte que o float comum. Além disso, ao quebrar, a peça é fragmentada em pedaços pequenos não pontiagudos, o que diminui a possibilidade de o usuário se cortar com os cacos.

Laminado
Basicamente um “sanduíche” de vidro, ele é composto por duas ou mais lâminas de vidro fortemente interligadas por uma ou mais camadas intermediárias (interlayers). Em caso de quebra, os cacos ficam presos nessa camada intermediária, evitando a formação de cacos que possam causar ferimentos.

Temperado com película de segurança
Os temperados de boxe (peças móveis e também as fixas) podem receber uma película de segurança. Porém, ela deve ser aplicada antes de sua instalação na estrutura. A fabricante da película deve garantir que, em caso de quebra, ela suporte pelo menos um movimento completo de abertura e fechamento da porta. Os fragmentos também devem permanecer presos à estrutura por, pelo menos, duas horas após a quebra.

Fique De Olho no Boxe!
O programa da Abravidro foi criado para apresentar informações didáticas sobre o produto, além de alertar sobre a importância da manutenção preventiva anual. No site da iniciativa (www.deolhonoboxe.com.br), é possível baixar materiais de apoio, como o Manual de utilização, limpeza e manutenção dos boxes de banheiro, planilhas de checklist, cartazes para o vidraceiro colocar em seu negócio e muito mais.

Este texto foi originalmente publicado na edição 558 (junho de 2019) da revista O Vidroplano. Leia a versão digital da revista.



Newsletter

Cadastre-se aqui para receber nossas newsletters